MEC debate planos decenais de educação em Alagoas e no Ceará

Educação

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realiza, de 22 a 25 de julho, em Maceió (AL) e Fortaleza (CE), mais dois encontros estaduais de Cooperação Técnica – Planos Decenais de Educação. O objetivo é disseminar a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e realizar oficinas para promover a formação e a vivência dos participantes em relação à metodologia de elaboração dos planos e às ferramentas e aos painéis de consulta de dados educacionais.  

Os encontros estaduais tomam como referência o processo de elaboração da proposta do novo PNE — Projeto de Lei nº 2.614, de 2024 — e buscam valorizar a representatividade social na identificação e na seleção dos problemas relacionados no documento “Diagnóstico da Educação Nacional”, tendo em vista a construção de acordos em torno de objetivos compartilhados pela sociedade e o Estado. Assim, a participação e o engajamento dos diferentes agentes e segmentos da educação, como as organizações da sociedade civil (entre elas, representações de trabalhadores), os movimentos sociais, os diferentes níveis de governo e as instituições não governamentais que atuam na educação, são fundamentais para a elaboração dos novos planos decenais de educação. 

Para o diretor de Programas da Sase, Armando Amorim Simões, os encontros têm propiciado “um forte movimento de mobilização e de integração entre os diversos atores envolvidos na construção dos planos decenais, o que é fundamental para a legitimidade e o sucesso desse processo de planejamento”.  

Como coordenador da política nacional da educação, cabe ao MEC apoiar esse processo e fortalecer a cooperação entre os entes federados. Por isso, o ministério vem promovendo a mobilização e o compartilhamento de metodologias e ferramentas em todas as unidades da Federação, a fim de que os estados, o Distrito Federal e os municípios possam, a partir de suas realidades e em consonância com as metas nacionais, desenhar seus próprios caminhos para a próxima década, construindo o diagnóstico da situação educacional e formulando o plano decenal com a participação da sociedade. “Acreditamos que essa construção coletiva, enriquecida pela troca de experiências e pelo rigor metodológico, resultará em planos decenais que sejam efetivos instrumentos de transformação da educação”, assinalou Simões. 

A expectativa da Sase, segundo o diretor, é que “cada plano se converta em ações concretas que melhorem a qualidade do ensino e assegurem um futuro com mais oportunidades para cada estudante brasileiro, alinhando as estratégias locais às grandes metas nacionais”. 

O coordenador-geral de Planos Decenais de Educação da Diretoria de Articulação com os Sistemas de Ensino da Sase, Celso Vallin, destaca ser uma oportunidade para o fortalecimento da cooperação federativa, bem como para o enfrentamento, com espírito colaborativo, das desigualdades educacionais e sociais do nosso país. “O engajamento das três esferas [de governo] e dos diversos sujeitos no processo de planejamento da educação contribui decisivamente para melhorar a qualidade educacional e para promover a equidade no acesso ao conhecimento”, ressaltou. 

 Participantes do Encontro Estadual do Ceará. Foto: Gabriel Magalhães
Participantes do Encontro Estadual do Ceará. Foto: Gabriel Magalhães

 No encontro estadual do Ceará, a coordenadora-geral de Articulação Intersetorial da Sase, Gesuína Leclerc, destacou a importância da abordagem intersetorial no processo de elaboração dos planos decenais, “pois a garantia do direito à educação depende das ações educativas diárias para que cada estudante esteja na escola e com ela possa se desenvolver,  construir trajetórias de sucesso, com aprendizagem e com o fortalecimento do valor da escola e dos profissionais da educação para suas comunidades”. Por meio de sua Diretoria de Articulação Intersetorial, a Sase tem contribuído para apresentar a metodologia e construir com a diversidade de atores e territórios uma estratégia de apoio que considere a dimensão regional e a intersetorialidade no processo de elaboração dos planos decenais de educação. 

Os encontros estaduais contam com a presença de técnicos e dirigentes das secretarias estaduais e municipais de educação, conselheiros de educação e representantes dos fóruns de educação, além de participantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).  

Novo PNE – Em 2024, o governo federal, por meio do MEC, enviou para o Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 2.614, de 2024, que propõe o PNE para o próximo decênio. O processo de elaboração da proposta aconteceu com ampla participação social, contando com contribuições apresentadas pela Conferência Nacional de Educação (Conae), coordenada pelo Fórum Nacional de Educação, em janeiro de 2024. Além disso, foram consideradas contribuições de entidades representativas de secretarias estaduais e municipais, conselhos estaduais e municipais de educação, comissões de educação da Câmara e do Senado, secretarias e autarquias do MEC e do Conselho Nacional de Educação.  

Contexto – Em 2024, a Sase realizou o Encontro Nacional de Estratégia para Cooperação Técnica – Planos Decenais de Educação, além de cinco encontros regionais de cooperação técnica para apresentar a proposta do novo PNE. O intuito foi planejar o processo de elaboração dos planos estaduais e do plano distrital de educação para o próximo decênio e discutir uma proposta da rede de apoio técnico para a elaboração dos novos planos de educação. Cumprida essa etapa, a secretaria deu início ao processo de apoio aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal para a elaboração ou a adequação de seus planos de educação. Os encontros de cooperação técnica enfatizam a importância do planejamento e da proposta metodológica do novo PNE, apresentam o guia e os passos metodológicos que devem ser realizados, bem como as ferramentas de consulta a dados do Inep, contextualizadas para cada unidade da Federação.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase 

Fonte: Ministério da Educação