MEC participa da 19ª premiação da Olimpíada de Matemática

Educação

O Ministério da Educação (MEC) participa, nesta segunda-feira, 30 de junho, da cerimônia nacional de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento é realizado no Rio de Janeiro, a partir das 15h30 (horário de Brasília), e premia 8.496 estudantes de escolas públicas e privadas que se destacaram na competição.  

A edição da OBMEP deste ano bateu recorde de participações, com 18,5 milhões de alunos de escolas públicas e privadas. A olimpíada terá representantes de 5.564 municípios brasileiros (99,9%), com participação de todas as unidades federativas. Ao todo, 56.513 instituições marcaram presença nesta edição. 

30/06/2025 - Cerimônia de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Fotos: Angelo Miguel/MEC

Serão premiados 683 medalhistas na categoria ouro, outros 1.962 na categoria prata e 5.851 na categoria bronze. Outros 51.002 estudantes serão certificados com menção honrosa. Além da premiação nacional, a OBMEP reconhecerá os melhores estudantes de cada estado. 

Ao se considerar o ensino público e privado, os estudantes das escolas públicas conquistaram 500 medalhas e os das escolas privadas, 183. Já no caso da medalha de prata, 1.510 serão levadas pelos estudantes da rede pública e 452, pela rede privada. Entre as medalhas de bronze, 4.500 serão entregues aos alunos das escolas públicas e 1.351, aos alunos das escolas privadas.  

O estado de São Paulo teve o maior número de medalhas de ouro (158), seguido de Minas Gerais (93) e Rio Grande do Sul (71). As medalhas de prata e bronze também se concentram nos três estados. Para São Paulo, são 507 medalhas de prata e 1.526 de bronze. Os estudantes de Minas Gerais, por sua vez, receberão 280 medalhas de prata e 823 de bronze. Já para o Rio Grande do Sul, serão entregues 166 medalhas de prata e 414 de bronze. Os estudantes do estado de São Paulo receberão 13.367 menções honrosas. Para Minas Gerais, serão dadas 6.969 menções e, para o Ceará, serão 3.596.  

Medalhas por Unidade da Federação (UF): 

UF 

OURO 

PRATA 

BRONZE 

MENÇÃO HONROSA 

TOTAL 

AC 

121 

133 

AL 

14 

39 

576 

638 

AM 

14 

50 

513 

582 

AP 

15 

127 

145 

BA 

21 

72 

177 

2051 

2321 

CE 

45 

121 

439 

3596 

4201 

DF 

22 

80 

171 

764 

1137 

ES 

23 

68 

205 

1371 

1667 

GO 

22 

110 

1670 

1811 

MA 

23 

88 

852 

969 

MG 

93 

280 

823 

6969 

8165 

MS 

13 

22 

61 

515 

612 

MT 

14 

57 

651 

718 

PA 

16 

30 

76 

881 

1003 

PB 

11 

26 

80 

730 

847 

PE 

19 

66 

179 

1814 

2078 

PI 

14 

36 

114 

954 

1118 

PR 

44 

127 

361 

3195 

3727 

RJ 

37 

112 

330 

2250 

2729 

RN 

15 

60 

598 

675 

RO 

16 

318 

338 

RR 

108 

120 

RS 

71 

166 

414 

3255 

3906 

SC 

55 

112 

383 

3126 

3676 

SE 

30 

244 

281 

SP 

158 

507 

1526 

13367 

15568 

TO 

31 

295 

333 

TOTAL 

683 

1962 

5851 

51002 

59498 

Os medalhistas da etapa nacional também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), no qual poderão aprofundar seus conhecimentos em matemática. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escola pública integrantes do programa. 

OBMEP – Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. 

A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da OBMEP. 

Toda Matemática – Para a cerimônia de premiação da 19ª OBMEP, também está previsto o lançamento do Compromisso Nacional Toda Matemática. A iniciativa busca fortalecer o regime de colaboração entre os entes federativos na elaboração de ações e programas voltados a garantir o ensino de qualidade e melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes nesse componente curricular. O anúncio será feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana. 

Por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino, o MEC buscará reduzir desigualdades regionais, consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país. A política também visa à articulação entre os sistemas de avaliação educacional da educação básica para a tomada de decisões de gestão pelas redes de ensino, pelas escolas e pelos professores, ao longo do processo de ensino-aprendizagem. 

Escuta nacional Ao longo do ano, o MEC ouviu professores e gestores sobre a aprendizagem em sala de aula e promoveu pesquisas relacionadas ao desempenho dos estudantes. A Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática ouviu mais de 57 mil educadores dos anos iniciais ao ensino médio, em mais de 28 mil escolas.  

O relatório produzido com as contribuições será lançado no final de setembro. Além disso, a pasta investiu, no ano passado, R$ 107 milhões via PDDE Escola das Adolescências, com foco na melhoria da aprendizagem, por meio da implementação de Clubes de Letramento, especialmente Clube de Letramento Matemático no 6º ano. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação