O Ministério da Educação (MEC) participa, nesta segunda-feira, 30 de junho, da cerimônia nacional de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento é realizado no Rio de Janeiro, a partir das 15h30 (horário de Brasília), e premia 8.496 estudantes de escolas públicas e privadas que se destacaram na competição.
A edição da OBMEP deste ano bateu recorde de participações, com 18,5 milhões de alunos de escolas públicas e privadas. A olimpíada terá representantes de 5.564 municípios brasileiros (99,9%), com participação de todas as unidades federativas. Ao todo, 56.513 instituições marcaram presença nesta edição.
Serão premiados 683 medalhistas na categoria ouro, outros 1.962 na categoria prata e 5.851 na categoria bronze. Outros 51.002 estudantes serão certificados com menção honrosa. Além da premiação nacional, a OBMEP reconhecerá os melhores estudantes de cada estado.
Ao se considerar o ensino público e privado, os estudantes das escolas públicas conquistaram 500 medalhas e os das escolas privadas, 183. Já no caso da medalha de prata, 1.510 serão levadas pelos estudantes da rede pública e 452, pela rede privada. Entre as medalhas de bronze, 4.500 serão entregues aos alunos das escolas públicas e 1.351, aos alunos das escolas privadas.
O estado de São Paulo teve o maior número de medalhas de ouro (158), seguido de Minas Gerais (93) e Rio Grande do Sul (71). As medalhas de prata e bronze também se concentram nos três estados. Para São Paulo, são 507 medalhas de prata e 1.526 de bronze. Os estudantes de Minas Gerais, por sua vez, receberão 280 medalhas de prata e 823 de bronze. Já para o Rio Grande do Sul, serão entregues 166 medalhas de prata e 414 de bronze. Os estudantes do estado de São Paulo receberão 13.367 menções honrosas. Para Minas Gerais, serão dadas 6.969 menções e, para o Ceará, serão 3.596.
Medalhas por Unidade da Federação (UF):
UF |
OURO |
PRATA |
BRONZE |
MENÇÃO HONROSA |
TOTAL |
AC |
0 |
4 |
8 |
121 |
133 |
AL |
9 |
14 |
39 |
576 |
638 |
AM |
5 |
14 |
50 |
513 |
582 |
AP |
1 |
2 |
15 |
127 |
145 |
BA |
21 |
72 |
177 |
2051 |
2321 |
CE |
45 |
121 |
439 |
3596 |
4201 |
DF |
22 |
80 |
171 |
764 |
1137 |
ES |
23 |
68 |
205 |
1371 |
1667 |
GO |
9 |
22 |
110 |
1670 |
1811 |
MA |
6 |
23 |
88 |
852 |
969 |
MG |
93 |
280 |
823 |
6969 |
8165 |
MS |
13 |
22 |
61 |
515 |
612 |
MT |
6 |
14 |
57 |
651 |
718 |
PA |
16 |
30 |
76 |
881 |
1003 |
PB |
11 |
26 |
80 |
730 |
847 |
PE |
19 |
66 |
179 |
1814 |
2078 |
PI |
14 |
36 |
114 |
954 |
1118 |
PR |
44 |
127 |
361 |
3195 |
3727 |
RJ |
37 |
112 |
330 |
2250 |
2729 |
RN |
2 |
15 |
60 |
598 |
675 |
RO |
0 |
4 |
16 |
318 |
338 |
RR |
0 |
4 |
8 |
108 |
120 |
RS |
71 |
166 |
414 |
3255 |
3906 |
SC |
55 |
112 |
383 |
3126 |
3676 |
SE |
1 |
6 |
30 |
244 |
281 |
SP |
158 |
507 |
1526 |
13367 |
15568 |
TO |
2 |
5 |
31 |
295 |
333 |
TOTAL |
683 |
1962 |
5851 |
51002 |
59498 |
Os medalhistas da etapa nacional também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), no qual poderão aprofundar seus conhecimentos em matemática. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escola pública integrantes do programa.
OBMEP – Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da OBMEP.
Toda Matemática – Para a cerimônia de premiação da 19ª OBMEP, também está previsto o lançamento do Compromisso Nacional Toda Matemática. A iniciativa busca fortalecer o regime de colaboração entre os entes federativos na elaboração de ações e programas voltados a garantir o ensino de qualidade e melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes nesse componente curricular. O anúncio será feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino, o MEC buscará reduzir desigualdades regionais, consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país. A política também visa à articulação entre os sistemas de avaliação educacional da educação básica para a tomada de decisões de gestão pelas redes de ensino, pelas escolas e pelos professores, ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
Escuta nacional – Ao longo do ano, o MEC ouviu professores e gestores sobre a aprendizagem em sala de aula e promoveu pesquisas relacionadas ao desempenho dos estudantes. A Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática ouviu mais de 57 mil educadores dos anos iniciais ao ensino médio, em mais de 28 mil escolas.
O relatório produzido com as contribuições será lançado no final de setembro. Além disso, a pasta investiu, no ano passado, R$ 107 milhões via PDDE Escola das Adolescências, com foco na melhoria da aprendizagem, por meio da implementação de Clubes de Letramento, especialmente Clube de Letramento Matemático no 6º ano.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação