O ministro da Educação, Camilo Santana, participou, nesta terça-feira, 20 de maio, em Brasília (DF), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorre até o dia 22 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e conta com um estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que oferece plantão de suporte técnico direto aos gestores municipais.
Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento reúne mais de 14 mil participantes, entre prefeitas, prefeitos e autoridades de todo o Brasil, com o objetivo de discutir políticas públicas e fortalecer o diálogo entre os entes federativos. Durante seu discurso, o presidente Lula destacou que o governo federal não faz distinção partidária no atendimento aos gestores públicos. “O governo tem de olhar vocês e enxergar o prefeito, não um adversário. É um prefeito como aliado da execução das políticas públicas decididas pelo governo federal”, afirmou.
Para o presidente da República, os programas federais só se concretizam com a participação ativa dos gestores municipais, que estão mais próximos da população. “Vocês sabem que, quanto aos programas que o governo federal anuncia, se não for o prefeito na ponta, o programa não funciona. O Minha Casa, Minha Vida não funcionaria sem os prefeitos. A gente sabe que o Bolsa Família não funcionaria, a Escola em Tempo Integral não funcionaria, a alfabetização no tempo certo e as creches não funcionariam”, ressaltou.
Atendimento – Além do atendimento durante o evento, equipes do FNDE também oferecem suporte direto a prefeitos, prefeitas e equipes técnicas municipais na sede da autarquia. A iniciativa acontece ao longo da semana, até 23 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h (horário de Brasília), sem necessidade de agendamento prévio.
Durante esse período, representantes das prefeituras de todo o país poderão esclarecer dúvidas e tratar diretamente com técnicos do FNDE sobre programas e recursos educacionais oferecidos pela instituição.
O FNDE ainda está promovendo workshops sobre o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e o BB Gestão Ágil. A capacitação contará com 100 vagas por horário, mas as inscrições já foram encerradas. A iniciativa representa uma oportunidade estratégica para que prefeitos, prefeitas e equipes técnicas municipais atualizem seus conhecimentos, tirem dúvidas com especialistas e se preparem para uma gestão educacional mais eficiente e alinhada com as diretrizes do FNDE.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE
Fonte: Ministério da Educação