Nesta sexta-feira (8), o NordesteLAB 2025 encerrou sua programação com a participação da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) em dois debates estratégicos que reafirmam o compromisso da pasta com a internacionalização do setor e o fortalecimento da cooperação com diferentes territórios. A SAV foi representada pela secretária Joelma Gonzaga e por André Araujo, coordenador-geral de Difusão e Internacionalização.
A primeira agenda foi a mesa temática O Mercado Audiovisual Brasileiro em Cannes 2025, que apresentou os resultados da presença brasileira no festival, em que o Brasil foi país homenageado no Marché du Film, e discutiu estratégias para projetar ainda mais o conteúdo nacional no exterior. O encontro contou com abertura institucional da SAV e do Banco do Brasil, representado por Maria Cruz, gerente de Comunicação do CCBB Salvador, parceiro na viabilização das atividades no Marché. Participaram ainda representantes da comitiva brasileira selecionada pelo Edital de Circulação – Brasil País de Honra – Marché du Film 2025: Talita Arruda (Comitiva de Distribuidores), Nara Aragão (Producers Network) e Ulisses Arthur (Goes to Cannes).
Em seguida, a SAV conduziu o painel de apresentação do Programa CPLP Audiovisual, iniciativa voltada à promoção de coproduções entre os países de língua portuguesa, que teve início no Brasil com a convocatória nacional aberta desde 1º de agosto. A apresentação foi conduzida por André Araújo e Joelma Gonzaga, da SAV e contou com a participação de Braulio Ribeiro, diretor-presidente interino da EBC, empresa parceira na realização do Programa no Brasil.
Para André Araujo, a participação da SAV no NordesteLAB serve para “compartilhar importantes ações voltadas para a internacionalização do audiovisual brasileiro, tanto do ponto de vista dos resultados obtidos com a participação brasileira no Marché du Film, quanto pela apresentação do Programa CPLP Audiovisual. São ações com objetivos distintos, mas que convergem com a perspectiva de ampliar a cooperação do audiovisual brasileiro com distintos territórios mundo afora”, concluiu.
Fonte: Ministério da Cultura