Para destacar a importância das políticas públicas culturais e tirar dúvidas sobre a adesão ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc, o Ministério da Cultura (MinC) marcou presença no 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Espírito Santo. O evento foi realizado no salão do Sesc Glória, em Vitória, na terça-feira (13).
Promovida pelo Fórum de Gestores e Dirigentes de Cultura do Espírito Santo (Forcult-ES), a atividade reuniu representantes de 52 municípios que contaram com o apoio de representantes da MinC, do Escritório Estadual da Pasta e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES). Presente no evento, o diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast) do MinC, Thiago Leandro, enfatizou a relevância da articulação institucional entre os entes federativos e da presença do Ministério nos territórios:
“Encontros como esses são importantes porque este contato olho no olho faz toda diferença para a gente estabelecer uma relação de confiança, especialmente com os gestores novos. Estamos aqui para garantir que o Ministério vai estar junto não apenas na fase de adesão, mas também na execução e na prestação de contas, seguindo o desafio que a ministra Margareth Menezes colocou de nacionalizar o fomento da cultura no Brasil”, afirmou.
Além das atividades formativas e de orientação, o Escritório Estadual do MinC no Espírito Santo instalou um balcão de atendimento técnico durante o encontro, onde foram realizados atendimentos individualizados. Muitos gestores formalizaram, presencialmente, os planos de ação e enviaram, com o suporte da equipe técnica do Escritório, os pedidos de adesão ao segundo ciclo da Aldir Blanc.
“O evento demonstrou a força da mobilização do setor cultural no estado e reafirmou o papel estratégico das políticas nacionais de cultura na promoção do desenvolvimento local. Iniciativas como essa reafirmam o compromisso do Governo Federal com a descentralização das políticas culturais e o fortalecimento do pacto federativo, beneficiando diretamente os agentes culturais e a população capixaba”, destacou a coordenadora do Escritório Estadual no Espírito Santo, Nieve Matos.
Além de informações e apoio para adesão ao segundo ciclo da Aldir Blanc, gestores públicos municipais também foram orientados sobre a fase de execução do primeiro ciclo da política, que está em andamento, e sobre a prestação de contas da Lei Paulo Gustavo
Fonte: Ministério da Cultura