Entre os dias 9 e 12 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro será palco do Festival e Seminário Cultura Infância e Natureza: Agir pelo Planeta, uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Museu do Amanhã. A Mesa de Abertura – Vozes das Infâncias, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e demais autoridades, ocorrerá no dia 9 de outubro, às 17h, na Arena COP, no Museu do Amanhã.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, destaca a importância de unir os temas infância, arte, cultura e sustentabilidade. “No atual cenário de emergência climática, precisamos reconhecer a cultura como um elemento capaz de transformar narrativas, modos de vida, consumo e produção. As crianças – como sujeitos culturais plenos, protagonistas de suas trajetórias e que dialogam com seus saberes, tradições, territórios e contemporaneidade – são capazes de inspirar mudanças sociais. Elas são guardiãs da imaginação e da esperança, inspirando-nos a cuidar do planeta e de nossas culturas”, afirma Márcia.
A programação contará com atividades artísticas, oficinas e debates com a participação direta de crianças de diferentes territórios e biomas, reconhecendo-as como sujeitos culturais e ambientais. Envolverá ainda educadores, gestores culturais, pesquisadores, artistas e sociedade civil. Para participar do Seminário é necessário fazer a inscrição neste link.
Segundo a diretora de Diversidade Cultural do MinC, Karina Gama, as crianças estão entre os públicos mais afetados em contextos vulnerabilidade e, por isso, devem estar no centro desse debate. “A crise climática provoca sobre as infâncias diversos impactos, como a perda de território, a ruptura de vínculos comunitários, a violência e a negação do brincar como experiência fundante e direito cultural básico. O nosso objetivo é discutir estratégias para enfrentar essas violações e para recolocar a infância no centro das políticas públicas de cultura”, acrescentou.
O encontro terá como resultado central a Carta das Crianças pelo Planeta, a ser apresentada à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP30, que ocorrerá na cidade de Belém (PA), em novembro.
Parceria
A realização do Festival e do Seminário faz parte do compromisso do Ministério da Cultura em articular políticas para garantir os direitos culturais para as diversas infâncias do país. O projeto conta com a parceria do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Alana, da Companhia Cultural Bola de Meia, da Usina da Imaginação, do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Também mobiliza a participação ativa de Pontos e Pontões de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva, que fortalecem práticas culturais, educativas e ambientais nos territórios.
Programação
O Festival será composto por vivências culturais e artísticas, contando com oficinas, brincadeiras, música e experiências interativas, proporcionadas por Pontos de Cultura, projetos realizados pela UFRJ e pelo Museu do Amanhã. Trata-se de um espaço de celebração da diversidade cultural da infância, com atividades abertas ao público no Museu do Amanhã, entre os dias 9 e 12, nos períodos da manhã e da tarde.
O Seminário contará com mesas de diálogo e debates com especialistas, mestres e mestras de saberes tradicionais e populares, gestores culturais, pesquisadores e as próprias crianças. A mesa de abertura será na quinta-feira, dia 9 de outubro, às 17h, no Museu do Amanhã.
Já na sexta-feira (10), a programação começará às 14h30, no Teatro Pedro Calmon, na UFRJ, com a mesa Cultura Infância e Linguagens: Arte, Corpo, Memórias e Inclusão. Na sequência, ocorrerá a exibição do filme inédito “Do colo à Terra”, que retrata as vivências de crianças de comunidades indígenas Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva, Baniwa e Khisêtjê.
No sábado (11), serão realizadas duas mesas, na Arena COP, espaço dentro do Museu do Amanhã. A primeira, às 10h30, abordará o tema Saberes e Fazeres da Cultura Infância: Ancestralidade e Práticas Inspiradoras. A segunda, às 14h, será focada em Infâncias e Culturas: Memórias Ancestrais, Diversidade e Futuros do Planeta. Em seguida, o evento será encerrado às 17h, com a entrega da Carta das Crianças pelo Planeta.
Fonte: Ministério da Cultura