Ministério da Saúde oferece curso EaD sobre vigilância de vírus respiratórios

Saúde

Estão abertas 200 vagas para o Curso EaD de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios, oferecido pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Ceará. O curso é gratuito e destinado a profissionais de saúde todo Brasil. As inscrições vão até dia 27 de agosto.

De acordo com a secretária de vigilância de Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, outras 1000 vagas já foram preenchidas por profissionais que atuam na Rede de Vigilância em Saúde do país. “Abrimos o curso primeiro para os profissionais de nossa rede e agora ampliamos para demais interessados. Nosso objetivo é deixar a rede cada vez mais sensível e capaz de se preparar e até evitar emergências por vírus respiratórios”, afirmou.

O treinamento é realizado pela plataforma online da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).  As aulas incluem vigilância da covid-19, da influenza, do vírus sincicial respiratório, entre outros, desde os conceitos da doença até os fluxos no serviço da vigilância. Temas como sistemas de informação, análises de dados, diagnóstico, imunização, tratamento, análises complementares dos vírus, preparação e resposta para possíveis pandemias, abordagem de “Uma Só Saúde”, influenza aviária e comunicação, também serão abordados.

O curso é autoinstrucional e possui cinco trilhas educativas, direcionada a públicos diferentes de trabalhadores da saúde, conforme o perfil e a necessidade da rotina de trabalho. Ao final de cada trilha, o cursista pode emitir o certificado na própria plataforma do curso. A carga horária das trilhas varia de 50 a 100 horas, uma vez que, em algumas trilhas, há unidades de estudo optativas. A trilha completa, com 100h, possui 22 unidades, com previsão de conclusão em três meses, caso o cursista dedique em torno de sete horas semanais.

O conteúdo foi produzido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/Famed/UFC) e conta com o apoio dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (Centers for Disease Control and Prevention – CDC/Atlanta-EUA) e da Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções de Saúde Pública (TEPHINET), também sediada em Atlanta, nos Estados Unidos.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde