Ministério das Cidades e instituições de ensino se unem por planejamento urbano sustentável

Geral

Brasília (DF) – O Ministério das Cidades esteve representado no XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), em Curitiba, Paraná. O diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, Yuri Della Giustina, participou de uma das sessões especiais do congresso, que tratou sobre a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

O diretor afirmou que a academia é um dos pilares para a construção da PNDU, porque, além de sua expertise, ela integra o Conselho das Cidades. Por sua vez, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano já estabeleceu parcerias recentes com instituições de ensino para apoiar a revisão e a elaboração de instrumentos da política urbana, pensando em alcançar todas as regiões do país.

“Estamos trabalhando na atualização de instrumentos de planejamento urbano em nível local. A nossa meta é alcançar algo em torno de 130 municípios, além da elaboração de cursos de capacitação e outras atividades que vão ser interessantes para a sociedade e para a consolidação da própria PNDU”, disse Della Giustina.

Em dezembro de 2024, o Ministério das Cidades firmou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para auxiliar municípios a implementarem instrumentos de política urbana em meio às mudanças climáticas. Foi destinado um investimento de mais de R$ 5 milhões para favorecer a execução de programas e atividades relacionados ao tema, além de estimular o intercâmbio científico de pesquisadores de instituições de ensino superior do país.

Eles estão reunidos na Rede Observatório das Metrópoles, sediada na UFRJ. Assim como o Ministério das Cidades, o Observatório visa o aperfeiçoamento de normas para o desenvolvimento urbano. Diante de situações de emergência climática ao redor do mundo, essa missão requer ainda mais resiliência e adaptação por parte das cidades. Por isso, o ministério, em conjunto com a rede, tem buscado promover um diálogo entre instrumentos urbanos e ambientais.

Na foto o grande público presente
O público do XXI ENANPUR na sessão sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Foto: Rede Observatório das Metrópoles/Divulgação.

O que são os ENANPUR?

Os Encontros Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), reúnem, a cada dois anos, desde 1986, pesquisadores, professores, pós-graduandos, graduandos e profissionais envolvidos com a temática do Planejamento Urbano e Regional e dos Estudos Urbanos.

Ao longo de quatro décadas, os ENANPUR se consolidaram como o mais importante fórum de debate científico-acadêmico na área do planejamento urbano e regional do Brasil, em suas várias escalas e dimensões, e um dos mais importantes da América Latina, com participação ativa dos principais pesquisadores e formuladores de políticas públicas brasileiras e internacionais.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades