Ministério das Comunicações destina R$ 30 mi para conectar áreas rurais e remotas do Paraná

Geral

Com investimento de R$ 30 milhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), o Ministério das Comunicações levará mais conectividade para áreas rurais e remotas do Paraná, beneficiando diretamente moradores, empresas e serviços públicos em 20 localidades.

Os repasses foram feitos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), que aprovou o financiamento para a empresa ONN Multimídia Ltda, iniciar as obras. O projeto prevê infraestrutura de telecomunicações com tecnologia de ponta e sistemas de redundância, ampliando a cobertura e a confiabilidade da conectividade oferecida na região norte do Paraná.

“A missão que o presidente Lula me designou foi a de conectar regiões que ainda têm acesso precário à internet. De Norte a Sul do país, os desafios são muitos. O Paraná possui mais de 190 mil quilômetros quadrados de áreas rurais. São pequenos produtores, populações ribeirinhas e regiões de difícil acesso que precisam de inclusão digital, a qual garantirá o desenvolvimento de todo o estado”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Ao todo, serão implementados 500 km de rede de transporte em fibra óptica de alta velocidade no Estado. O projeto atenderá 20 localidades. Entre elas estão Japira, Pinhalão, Prado Ferreira, Correia de Freitas, Pirapó, São Pedro, Santa Zélia, Warta (Cambé e Londrina), Congonhas, Vassoural, Vila Guay, Guaravera, Irerê, Lerroville, São Luiz, Nova Amoreira, Iguatemi, São Martinho e Cruzeiro do Norte.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa vai além da conectividade técnica. “A expansão da rede contribuirá para a inclusão digital e o desenvolvimento socioeconômico da região ao facilitar o acesso à educação, à saúde e a oportunidades de negócios. Universalizar o acesso à internet é fundamental para reduzir as desigualdades no Brasil e uma prioridade do governo do presidente Lula”.

“É uma honra liderar este grupo que gera empregos, atende com dedicação e leva conectividade de qualidade ao norte do Paraná. Acreditamos que nossa missão vai além do serviço técnico — promovemos inclusão, oportunidades e transformamos vidas por meio da conexão”, afirma Reginaldo Assunção, diretor do Grupo Ired.

O objetivo do BNDES FUST é estimular a expansão, o uso e a melhoria da qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações. “O financiamento busca promover o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade, contribuindo com a ampliação do acesso à internet de qualidade”, relata José Luís Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco.

FUST

O Fundo tem como objetivo ampliar o acesso à internet de qualidade, especialmente em regiões com oferta limitada. Gerido pelo BNDES, o fundo financia projetos que levem conectividade de banda larga fixa e móvel a áreas urbanas desatendidas, rurais e remotas. O programa destina-se para clientes elegíveis ao BNDES FUST, dos quais se enquadram empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, regularmente constituídas e outras entidades púbicas e privadas cuja atividade seja compatível com a finalidade do projeto.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações