O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participa nesta quarta-feira (11) da apresentação do balanço final do programa Siga Antenado, que marca a conclusão da iniciativa de substituição das parabólicas tradicionais pelas novas parabólicas digitais em milhões de lares brasileiros.
O programa é uma contrapartida do leilão do 5G e foi executado pelo Governo Federal por meio da Entidade Administradora da Faixa (EAF/Siga Antenado), com supervisão da Anatel e do próprio Ministério das Comunicações.
Voltado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que utilizam parabólica tradicional para assistir à TV, o programa garante a instalação gratuita da nova parabólica digital, com mais qualidade de som e imagem e sem custo adicional para o beneficiário.
A iniciativa também permitiu a liberação completa da faixa de 3,5 GHz em novembro de 2024 — 14 meses antes do prazo previsto em edital, o que permite a ativação do 5G em todos os municípios brasileiros
O evento trará um panorama dos resultados obtidos até o momento e reforçará o prazo final para os interessados: famílias que ainda utilizam a parabólica tradicional têm até o dia 30 de junho de 2025 para solicitar a substituição gratuita.
O processo de agendamento, entrega e instalação do novo kit digital é totalmente gratuito. Mais informações estão disponíveis em sigaantenado.com.br.
SERVIÇO
Apresentação do Balanço Final do Programa Siga Antenado
Data: 11 de junho (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: Salão Nobre – Ministério das Comunicações
Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Subsolo – Brasília (DF)
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações