O Museu da Cultura Hip Hop, em Porto Alegre (RS), se transformou em palco de esperança e novas oportunidades nesta quinta-feira (28). O espaço recebeu a entrega de 500 computadores doados pelo Ministério das Comunicações para fortalecer projetos sociais que promovem a inclusão digital na região. A iniciativa vai ampliar o acesso a laboratórios de informática e centros comunitários, garantindo a jovens e adultos das periferias novas portas de entrada para o conhecimento e o mercado de trabalho.
“São equipamentos que vão ajudar associações, movimentos e entidades que fazem trabalhos muito importantes nas comunidades gaúchas. Esse programa faz parte de uma grande missão que o presidente Lula nos confiou: de gerar inclusão digital e permitir que todo mundo tenha acesso ao universo da tecnologia”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, durante a cerimônia de entrega.
As máquinas doadas foram recondicionadas no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Porto Alegre, instalado no NCC Belém Novo. É nesse espaço que os formandos aprenderam a dar “vida nova” aos equipamentos descartados por bancos e órgãos públicos, parceiros do Programa Computadores para Inclusão para uma destinação certa, de quem mais tem urgência na inclusão digital.
Ao todo, já foram mais de 2,7 mil equipamentos entregues para projetos sociais gaúchos São máquinas que não seriam mais utilizadas por órgãos públicos e que foram recuperadas por alunos e professores destes centros de recondicionamento. Além disso, o Ministério das Comunicações já realizou 3.187 certificações em 36 tipos de cursos de tecnologia.
“Hoje é um anúncio incrível que o Ministério das Comunicações está fazendo no Rio Grande do Sul, e que vai possibilitar às entidades sociais acessarem, com maior agilidade, os muitos benefícios que o governo federal tem disponibilizado, em especial recursos que podem ser obtidos por meio de editais, projetos e alternativas que chegam até a periferia”, disse o fundador do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul, Rafa Rafuagi.
No mesmo dia, Frederico de Siqueira Filho celebrou outro marco: a formatura de 70 alunos em cursos de informática, montagem e desmontagem de computadores e design gráfico. Histórias de superação e conquistas que mostram como a tecnologia, aliada à capacitação, pode transformar vidas.
Durante a entrega, o ministro das Comunicações ressaltou a importância da iniciativa para as diversas famílias beneficiadas com o projeto. “Cada certificado entregue hoje carrega o esforço e a dedicação de todos que acreditaram no valor do estudo e que agora estão prontos para encarar novos desafios. O conhecimento gera transformação em nossas vidas”, disse.
Computadores para Inclusão
A iniciativa do Ministério das Comunicações já doou mais 63 mil computadores para escolas públicas, projetos sociais, áreas remotas e rurais, aldeias indígenas, população ribeirinha e territórios quilombolas.
O programa já capacitou mais de 59 mil pessoas no Brasil em tecnologias diversificadas como cursos de informática básica e intermediária, manutenção de computadores e design gráfico. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de qualificação profissional e garantir maior autonomia digital.
Os equipamentos sem possibilidade de reaproveitamento passam por descarte ambientalmente correto, evitando impactos ao meio ambiente.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações