O Ministério do Esporte formalizou adesão à Rede Equidade, iniciativa do Senado Federal que busca a cooperação e o compartilhamento de boas práticas nas áreas de equidade, diversidade e inclusão. A Rede Equidade foi instituída, em março de 2022, por meio de acordo de cooperação técnica, com o objetivo de fomentar ações conjuntas no setor público, voltadas à promoção de inclusão, equidade e diversidade, com foco em gênero e raça.
Formada inicialmente por 11 instituições públicas federais, a Rede conta atualmente com trinta e oito integrantes e busca fortalecer a pauta entre as instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas.
“A adesão do MEsp, formalizada em junho de 2025, permite uma maior interação com os demais órgãos e o acesso às diversas ações promovidas pela Rede, gerando conhecimentos e oportunidades que darão suporte ao fortalecimento das iniciativas voltadas à promoção da igualdade e da diversidade no âmbito do ministério”, afirma a assessora técnica da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Ana Carolina Vasconcelos.
Entre os objetivos estratégicos estabelecidos pela Rede Equidade no seu Plano de Ação 2024/2026 estão: contribuir para a redução das desigualdades na temática da inclusão da diversidade; fomentar a implementação das melhores práticas de inclusão da diversidade e equidade (IDE) na gestão pública; integrar e capacitar representantes das instituições participantes da Rede em temas sobre a IDE; e fomentar a cultura da diversidade difundindo conteúdos relacionados à inclusão de gênero e raça.
Uma dessas ações é o Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade (IDE), ferramenta de orientação para as instituições públicas com parâmetros norteadores de promoção da cultura organizacional inclusiva com foco em gênero e raça. Ele é estruturado em três dimensões: Governança e Estratégia; Gestão Inclusiva; e Social, que permitem ao gestor realizar um autodiagnóstico sobre a IDE na instituição, verificar as fragilidades, definir as prioridades e monitorar os avanços ao longo do tempo.
Ana Carolina ressalta que o Ministério do Esporte tem como valores a inclusão, a diversidade, a integridade, a equidade, a participação e a cultura de paz, e busca promovê-los em todos os seus programas e ações. Ela cita como exemplos o Memorando de Entendimento com a ONU Mulheres e o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Igualdade Racial (MIR).
“O Memorando de Entendimento com a ONU Mulheres visa desenvolver ações conjuntas para incentivar que mulheres e meninas possam desfrutar, em toda sua diversidade, do esporte como um direito fundamental, promovendo a conscientização do ecossistema esportivo para garantir mudanças estruturais e de longo prazo. E o ACT com o MIR visa a atuação conjunta no combate ao racismo no esporte em âmbito nacional, contemplando ações voltadas a entidades esportivas, atletas, torcida, acesso à justiça, comunicação, esporte educacional, esporte amador e lazer”, completa a assessora técnica.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte