Representantes do Ministério do Esporte e da FIFA se reuniram nesta quarta-feira (20), na sede da Telebras, em Brasília, para alinhar ações estratégicas voltadas à estrutura de redes de telecomunicações da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027, que será realizada no Brasil. Além do MEsp, o encontro teve a participação do Ministério das Comunicações, Anatel, Telebras e Casa Civil.
A reunião foi essencial para a troca de experiências entre os órgãos brasileiros e a entidade internacional. A FIFA apresentou a definição dos requisitos técnicos necessários ao funcionamento da rede de comunicação durante o campeonato. Como encaminhamento, a Federação deverá entregar em setembro um caderno de requisitos, que servirá de referência para o planejamento das implementações no país.
“Estamos em tratativas com à Telebrás que deverá ser a empresa que através do Ministério das Comunicações, prestará parte dos serviços referente à sexta Garantia Governamental que trata da Tecnologia da Informação. Por ser um tema muito amplo, resolvemos articular essa reunião para entendermos as reais demandas da FIFA e definirmos os próximos passos”, explicou a secretária-executiva adjunta do Ministério do Esporte e coordenadora do Mundial, Cynthia Lima.
Fiscalização
No mesmo dia, também em Brasília, o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou ao Ministério do Esporte a equipe que fará a fiscalização da preparação da Copa. O grupo será responsável por identificar e avaliar riscos relacionados à realização do evento, além de monitorar a atuação da União no planejamento e nas ações voltadas ao legado social.
A equipe reúne auditores da Diretoria de Cultura e Esporte e da unidade de Direitos Humanos do TCU. Os trabalhos começam nesta sexta-feira (22), com a análise das medidas já adotadas pelo Ministério do Esporte na organização do campeonato.
“Como já estamos no processo de construção da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, o TCU já está no acompanhamento dessa preparação. Fizemos a primeira rodada de reunião onde fomos apresentados à equipe que fará a Auditoria. O Ministério se colocou à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários e com espaço disponível no site da pasta, para consultas e também inclusão de novos dados caso seja necessário”, completou Cynthia.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte