A ministra-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, se reuniu com representantes da Confederação Nacional dos Municípios – CNM na tarde desta segunda-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro foi motivado pela realização da Marcha dos Prefeitos, que reúne mais de 15 mil pessoas nesta terça-feira na capital federal e contará com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Em sua fala inicial, a ministra Gleisi Hoffmann destacou o histórico do pacto federativo no país e a importância para o avanço de programas importantes para a população. “Desde que o presidente Lula assumiu o seu primeiro mandato, em 2003, ele mudou muito a relação do governo federal com os prefeitos, por meio de agendas muito importantes para o desenvolvimento do país. Programas como Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, Farmácia Popular, surgem num contexto de ajudar as prefeituras de modo que elas pudessem responder às demandas da população”, afirmou.
- Ministra Gleisi Hoffmann participa de reunião com representantes dos municípios. Foto Gil Ferreira / ASCOM-SRI
Em seguida, a ministra pontuou a questão da PEC 66, que propõe a criação de um novo prazo para parcelamento de débitos dos municípios com seus Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e que está em tramitação no Congresso Nacional. “Eu acredito que a PEC 66 traz uma solução muito importante e o que temos a dizer é que estamos juntos nessa batalha, nós queremos um caminho de sustentabilidade para as contas públicas municipais. Afinal, é na ponta que os programas federais que são importantes para a população são efetivamente executados”, disse.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski, ressaltou a importância do encontro. “Agradeço a oportunidade. Já estivemos com a senhora há poucos dias. E gostaria de agradecer também ao secretário Ilario Marques, especialmente. Quero dizer que é um belo quadro. Ele conhece o movimento, e estamos tendo um bom diálogo de construção dessa Marcha. A relação com a senhora está sendo muito profícua”, finalizou.