O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou, nesta quarta-feira (21), em Brasília, de um encontro com dirigentes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT). Durante sua participação, Frederico destacou a importância de fomentar o setor, buscar parcerias, manter o diálogo com as empresas e avançar continuamente para que as emissoras sigam prestando um serviço de excelência ao povo brasileiro.
Ele anunciou que, em breve, o ministério lançará novos editais de licitação para conceder autorizações a novas emissoras de rádio e TV comerciais — algo que não ocorre há mais de 15 anos.
“Essa é uma conquista que resgata a credibilidade do sistema de outorgas e abre caminho para a ampliação do serviço de comunicação em todo o país. Mais do que um ato administrativo, trata-se de uma sinalização clara de que o governo do presidente Lula está empenhado em promover mais pluralidade, regionalização e oportunidades para o setor”, afirmou o ministro.
Frederico também falou sobre a TV 3.0, que transformará a forma como o país assiste à TV aberta. “Isso representa um salto tecnológico para a nossa comunicação. Já estamos trabalhando, junto com a Casa Civil, a Anatel e o setor, para garantir uma implementação segura, transparente e inclusiva, que beneficie tanto os radiodifusores quanto a população”, disse.
O ministro ressaltou ainda que o ministério tem acelerado a expansão da TV digital e ampliado o número de rádios comunitárias e retransmissoras em todas as regiões do país.
“São ações que fortalecem a comunicação local, democratizam o acesso à informação e valorizam a diversidade cultural do Brasil. Nosso compromisso é claro: construir um ambiente regulatório estável, transparente e inovador. Coloco o Ministério das Comunicações à disposição de vocês para o diálogo e reafirmo nosso compromisso de seguir trabalhando lado a lado para garantir o crescimento, a sustentabilidade e o protagonismo no futuro da comunicação”, finalizou.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações