O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou nesta quarta-feira (13), durante a abertura da Reunião Preparatória do 28º Congresso Postal Universal, em São Luís (MA), que é preciso fortalecer os serviços postais do Brasil para garantir uma prestação acessível, inovadora e alinhada às tendências do mercado, impulsionado pelas novas tecnologias. É a primeira vez que o Brasil sedia o evento internacional voltado ao setor.
“Nossa missão é criar condições para que os nossos serviços postais e todo o setor se desenvolvam em meio a um ambiente competitivo saudável. O Ministério das Comunicações apoia o setor no dever de manter os serviços postais acessíveis a todas as pessoas”, disse o ministro.
Os Correios estão presentes em todo o Brasil. Diante dessa capilaridade, Frederico de Siqueira Filho destacou a importância de um serviço comprometido em atender todos os cidadãos em um momento de transformações rápidas e profundas, impulsionadas pela tecnologia, pelo comércio eletrônico e pelas novas demandas da sociedade.
“O setor postal, que é essencial na infraestrutura de comunicação e logística, precisa acompanhar essas mudanças com inovação, eficiência e, principalmente, colaboração. A cooperação postal é um instrumento importante de aproximação entre os nossos povos, de fortalecimento econômico e de inclusão social”, enfatizou.
Durante a Reunião Preparatória do 28º Congresso Postal Universal (UPU), o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram um selo institucional comemorativo alusivo ao evento, que coloca São Luís (MA) no centro das atenções do setor postal internacional.
“Quero agradecer ao ministro Frederico de Siqueira Filho, ao estado do Maranhão e ao Brasil por apoiarem esta reunião tão importante para a definição do futuro de todo o nosso setor”, disse o secretário-geral da Upaep, Frankiln Castro.
Ao longo do evento, foram realizadas reuniões bilaterais para expor e debater desafios dos serviços postais no mundo, definir estratégias benéficas a todos os países envolvidos, fortalecer laços, promover a troca de experiências e preparar os temas que serão levados para o Congresso da UPU.
Parceria
Durante o primeiro dia do evento, o Ministério das Comunicações assinou um memorando de entendimento para Cooperação no Setor Postal entre Brasil e Uruguai. A parceria prevê o compartilhamento dos mais recentes avanços e experiências na reforma e no desenvolvimento do setor nos dois países. Estão previstas ações como intercâmbio e treinamentos sobre leis e regulamentos postais, políticas e padrões, além do incentivo e apoio para que operadores postais cooperem e troquem experiências, entre outras iniciativas.
O evento
A Reunião Preparatória do 28º Congresso Postal Universal acontece entre os dias 13 e 14 de agosto e antecede o Congresso da União Postal Universal (UPU), marcado para setembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O encontro reúne 60 representantes de 28 países que compõem a União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), além de especialistas e autoridades do setor postal.
Organizado pelo Ministério das Comunicações, pelos Correios, pelo Governo do Maranhão e pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento tem como objetivo alinhar estratégias e posições para o Congresso Postal Universal, que ocorrerá em setembro, em Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações