O sonho dourado do ouro levou muita gente, nos anos 80, ao distrito de Serra Pelada, no interior do Pará. Naquela década o distrito de Curionópolis se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo, e hoje passa por um processo de resgate histórico e ambiental, compromisso reafirmado na 1ª Conferência de Turismo de Curionópolis e Serra Pelada, encerrada neste domingo (31), com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino. Um dos principais resultados da conferência foi a criação do Conselho Municipal de Turismo, que vai estruturar e dar continuidade a iniciativas de base comunitária, além de preparar Curionópolis para receber novos investimentos e consolidar sua vocação turística, no projeto chamado “Nova Rota do Ouro”.
Outro marco do evento foi o anúncio da implantação do Museu de Serra Pelada, um espaço que reforça a memória coletiva e a identidade cultural do distrito. A programação também destacou modalidades como turismo de aventura, com esportes praticados em meio à natureza, e o turismo histórico, que valoriza a herança da chamada “terra do ouro”.
O ministro Celso Sabino ressaltou a importância de transformar Serra Pelada em símbolo de desenvolvimento sustentável. “É emocionante ver esse lugar tão emblemático, que já foi sinônimo de exploração dos recursos naturais e humanos, hoje tornar-se um lugar turístico, um lugar de oportunidades de se gerar emprego, renda e dignidade para a população local de forma sustentável, lado a lado com a natureza. O Ministério do Turismo está ao lado de Curionópolis para apoiar projetos que resgatem a história, preservem o meio ambiente e atraiam visitantes do Brasil e do mundo”, afirmou o ministro.
Ao longo dos dias 30 e 31 de agosto, a conferência reuniu autoridades, lideranças locais e representantes do setor para debater estratégias e políticas públicas voltadas ao fortalecimento do turismo regional. A prefeita Maria Chamon destacou a importância das mudanças para a comunidade. “A criação do Conselho Municipal de Turismo vai estruturar e dar continuidade às nossas iniciativas de base comunitária, e isso tem um valor imensurável para que nossa população tenha qualidade de vida por meio do turismo”, afirmou.
A conferência encerrou com a expectativa de que Serra Pelada se consolide como referência em turismo responsável, unindo memória, cultura e preservação ambiental como alicerces de um novo ciclo para a região, reforçada pela realização da COP30 em Belém, em novembro de 2025, uma janela de oportunidade de também mostrar o turismo regional e atrais ainda mais visitantes interessados em turismo histórico e sustentável.
Por que visitar a Nova Rota do Ouro?
A Rota Turística Novo Ouro de Serra Pelada é mais do que um destino — é uma experiência transformadora. Confira um pouco do vai encontrar por lá:
* Vai conhecer a história do garimpo de Serra Pelada, que atraiu mais de 100 mil pessoas nos anos 1980.
* Vai explorar a riqueza natural dos rios Araguaia e Tocantins.
* Vai se conectar com comunidades que preservam a cultura e a floresta.
* Vai poiar um modelo de turismo que gera emprego e renda local.
Turismo e agronegócio
No sábado (30/09), o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da abertura da EXPOFAC, em Castanhal (PA), principal feira agropecuária do Pará, que acontece até o próximo domingo (07/09).
Realizada pelo Sindicato Rural de Castanhal, em 2024, a exposição movimentou cerca de R$ 30 milhões para o setor. Para os produtores, o evento é um lugar estratégico para fechar parcerias, acompanhar inovações tecnológicas e expandir mercados, em especial em um cenário de maior demanda por modernização da produção rural.
“A EXPOFAC vai além dos negócios do campo. É um espaço que conecta o agronegócio, o turismo e a cultura do nosso povo, fortalecendo a economia regional e nacional. Aqui, os produtores encontram inovação, tecnologia e novas oportunidades, enquanto a cidade recebe visitantes e gera empregos e movimenta toda a cadeia do setor. O turismo e o agro estão juntos”, destacou o ministro Celso Sabino.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo