Com o intuito de fornecer informações atualizadas sobre o tema de Corredores Ecológicos e ferramentas para os gestores públicos e sociedade civil envolvidos na conservação da biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou, no último final de semana, a apostila “Conectividade em foco: Paisagens, Planejamento de Corredores Ecológicos e Trilhas de Longo Curso”.
A publicação compila os conteúdos e discussões apresentados ao longo do Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos, realizado em 2023, no âmbito do projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
O curso foi estruturado em duas etapas, teórica e prática, e foi ministrado, inicialmente, para mais de 60 servidores públicos, com vistas a fortalecer a formação desses profissionais nos temas de Ecologia de Paisagens, Conectividade e Corredores Ecológicos.
O objetivo é não somente apresentar metodologias, mas também explicar a estrutura e o raciocínio por trás delas, proporcionando aos participantes uma compreensão completa do processo decisório nas análises de paisagens e promovendo autonomia no uso dessas ferramentas.
Todo o material didático, incluindo as aulas e atividades práticas, foi organizado e está agora disponível para acompanhamento assíncrono de qualquer pessoa interessada no tema. Nas videoaulas e na apostila são explorados o histórico e as bases teóricas da Ecologia de Paisagem, abordando o estudo da conectividade e discutindo o papel de estratégias como Corredores Ecológicos e Trilhas de Longo Curso na conservação e restauração de paisagens fragmentadas. Já com o material de apoio para as atividades práticas, é possível aplicar os conceitos apresentados por meio de atividades estruturadas e orientadas em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG).
O curso “Ecologia de Paisagens e modelagem de corredores ecológicos” foi financiado com recursos do Global Environment Facility (GEF) por meio do Projeto 029840 – Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas – Pró-Espécies: Todos contra a extinção. O projeto Pró-Espécies é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora. O Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos contou com o apoio do Professor Ricardo B. Machado do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília. O apoio abrangeu a supervisão e apoio aos consultores contratados e ao MMA na elaboração e revisão do material do curso, além da participação especial nas aulas teóricas virtuais e práticas presenciais. A Universidade de Brasília, por meio do Instituto de Ciências Biológicas, forneceu o apoio necessário ao desenvolvimento da parte prática do Curso, tendo cedido o Laboratório de Informática do Instituto para as atividades.
As videoaulas, apostila e material de apoio podem ser acessados por meio do endereço eletrônico https://www.gov.br/mma/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/biodiversidade-e-biomas
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA