O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nos dias 20 e 21 de agosto de 2025, do Encontro de Monitoramento e Avaliação do Programa Luz para Todos em comunidades quilombolas, nos territórios Piratuba e Bom Remédio, no município de Abaetetuba, no Estado do Pará.
Durante o encontro, foram promovidas audiências com as comunidades locais, que receberam explicações detalhadas sobre o Programa Luz para Todos e o Programa Luz do Povo, com foco nos benefícios e alcance para as comunidades quilombolas.
Representando o MME, o diretor do Departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica, André Dias, afirmou que o encontro foi fundamental para ouvir diretamente as comunidades quilombolas e compreender seus desafios no acesso à energia.
“Nosso compromisso é avançar com soluções concretas, de curto e médio prazo, fortalecendo o Programa Luz para Todos e ampliando o diálogo com lideranças da Amazônia. Esse trabalho conjunto reforça a missão do MME de garantir inclusão energética de forma justa e eficiente para todas as populações brasileiras”, afirmou.
Na ocasião, a população aproveitou a oportunidade para apresentar demandas, como melhorias na infraestrutura de rede da distribuidora Equatorial Energia Pará e a inclusão de algumas regiões das ilhas de Abaetetuba no programa Luz para Todos.
O encontro também incluiu visitas a comunidades do entorno, permitindo um levantamento detalhado das condições energéticas locais, além do compartilhamento de experiências, esclarecimento de dúvidas e contextualização sobre acesso à energia e políticas públicas existentes.
O Encontro de Monitoramento foi organizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), em parceria com a Rede Energia & Comunidades.
Além do MME e de suas vinculadas, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE), participaram do encontro, pelo Governo Federal, os ministérios da Igualdade Racial (MIR) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Também estiveram presentes representantes de organizações não governamentais e institutos de pesquisa.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn