O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, ressaltou nesta quarta-feira (16.07), ações desenvolvidas pela pasta no combate à fome e à pobreza. As declarações foram feitas durante o 31º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, realizado em Fortaleza.
O titular da pasta fez uma apresentação no painel que prestigiou os 20 anos do Agroamigo, e detalhou as conquistas alcançadas pelo MDS na redução das desigualdades sociais, na garantia de alimentação saudável, no estímulo a geração de renda e falou sobre a perspectiva de um futuro melhor para todo o Brasil, que será firmado a partir das políticas públicas.
“Podem acreditar que, pela segunda vez, sob o comando do Presidente Lula, o Brasil sairá do Mapa da Fome”, afirmou. Em 2023, dados divulgados pelo IBGE mostraram que mais de 24 milhões de brasileiros saíram da fome. No mesmo ano, o relatório da ONU apontou queda em 85% na insegurança alimentar grave.
Homenagem
No evento, Dias também recebeu a Comenda Mérito BNB. A honraria é concedida a personalidades que se destacam por suas contribuições significativas ao desenvolvimento econômico, social e institucional da região Nordeste.
“É uma honra receber este reconhecimento e participar do 31º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. Nós temos o compromisso de construir um país melhor e cada vez mais desenvolvido”, celebra. “Destaco ainda que o Banco do Nordeste tem sido um grande parceiro do Programa Acredita, que foi iniciado no ano passado e já alcançou bons resultados”, detalha.
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destacou a importância do fórum para debater e implementar ações que farão a sociedade seguir progredindo. “Cada vez mais, o Agroamigo chega a mais pessoas e aumenta a geração de renda. Nossas homenagens de hoje também são inspirações para que todos continuem fazendo um bom trabalho”, pontua. “As políticas públicas precisam continuar avançando”, finaliza.
O evento reuniu autoridades, especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e do setor produtivo para debater políticas públicas, inovação, inclusão produtiva e estratégias integradas de desenvolvimento regional.
Estiveram presentes no fórum, o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Ranniêr Costa Ciríaco, o secretário-executivo adjunto do MDS; Luiz Carlos Everton de Farias, o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS; Alison Ramon Santos e Silva, o diretor do departamento de Apoio ao Empreendedorismo da secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS; e o diretor do departamento de Apoio à Inserção no Trabalho do MDS, Saumíneo Nascimento.
A ocasião também foi palco do lançamento do livro “20 Anos do Agroamigo” em celebração às duas décadas do programa.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome