No encerramento da Expoacre Juruá, Viveiro da Floresta realiza a doação de três mil mudas

Acre

Na última noite da Expoacre Juruá, o Viveiro da Floresta, departamento gerido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), doou cerca de três mil mudas de plantas ao público visitante da feira. A iniciativa, já tradicional na edição de Rio Branco, foi realizada pela primeira vez no Vale do Juruá.

A ação foi um dos destaques do estande do meio ambiente, neste domingo, 6, reunindo por volta de 200 pessoas e formando fila antes mesmo do início da distribuição.

No encerramento da Expoacre Juruá, Viveiro da Floresta realiza a doação de três mil mudas. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Foram doados 25 tipos de espécies de plantas frutíferas e nativas, dentre elas: açaí solteiro, buriti, jatobá, jambo, goiaba, caju, banana comprida, abacaxi, café clonal, ingá de macaco, acerola, biribá, seringueira, andiroba entre outras.

A coordenadora do Viveiro da Floresta, Tayna Neri, ressaltou que a ação vai além da exposição de mudas e busca aproximar os produtores rurais da região do trabalho realizado pelo viveiro.

Tayna Neri destacou a oportunidade de poder compartilhar com a população o trabalho realizado pelo Viveiro da Floresta. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“O foco da nossa produção é atender à regularização ambiental no estado do Acre, mas participar da feira oportuniza que produtores rurais e visitantes conheçam de perto o nosso trabalho. Tivemos a chance de apresentar um pouco da nossa produção e, mais do que isso, oferecer aos produtores do Juruá a possibilidade de levar para casa uma quantidade simbólica de mudas para plantar em suas propriedades”, destacou a gestora.

Entusiasmada com a iniciativa, a vendedora Rosilene Viana, destacou a importância da ação para moradores da região.

Rosilene pretende aproveitar utilizar as mudas doadas para reflorestar a área desmatada de sua propriedade. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“Eu achei muito interessante esse projeto, porque dá a oportunidade de pegarmos gratuitamente as mudas. Em Cruzeiro do Sul, não temos esse tipo de serviço, não tem viveiro. Então eu gostei muito da iniciativa e agora vou ter a oportunidade de iniciar o reflorestamento da minha área, que está desmatada, e isso vai me ajudar bastante”, contou Rosilene.

O construtor Xirlians Costa destaca que pretende utilizar as mudas recebidas para dar continuidade ao projeto de reflorestamento em sua propriedade.

Xirlians, que já possui um trabalho de reflorestamento em sua terra, pensa em ampliar os esforços de recuperação florestal em sua terra. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“É uma atitude muito bonita da Secretaria de Meio Ambiente, distribuir essas mudas para quem tem esse pensamento de reflorestar. Eu já venho realizando esse trabalho na minha área de terra e essa iniciativa vem somar com o que estamos construindo”.

Sobre o Viveiro da Floresta

O Viveiro da Floresta reúne mais de 60 espécies de plantas nativas e frutíferas e desempenha papel essencial no Programa de Regularização Ambiental do estado. Com capacidade para produzir até 1 milhão de mudas por ano, o espaço oferece mudas gratuitamente para pequenos produtores da agricultura familiar, especialmente para implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Ação doou 3 mil mudas de espécies de plantas frutíferas e nativas para cerca de 200 pessoas. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Além da atuação ambiental, o Viveiro da Floresta, que também abriga a Biofábrica Clones da Amazônia, desempenha papel essencial no desenvolvimento científico e tecnológico do estado. A unidade fornece material genético de alta qualidade para instituições de ensino e pesquisa, contribuindo para o avanço das tecnologias agroflorestais e a produção de mudas.

Serviços ofertados

O estande também ofereceu atendimentos voltados ao produtor rural, com o escritório do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e apoio à adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). O serviço tem por objetivo facilitar o acesso dos produtores aos instrumentos de regularização e promover práticas sustentáveis no uso da terra.

Ações de educação ambiental em conjunto buscaram conscientizar o público presente na Expoacre Juruá. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Também foram realizadas atividades de educação ambiental, que atraíram público de todas as idades, e contou com ações educativas em dinâmicas conduzidas pelas equipes de educação ambiental da Sema e do Imac, que abordaram temas como a conservação dos recursos naturais, biodiversidade e práticas sustentáveis. A iniciativa foi pensada especialmente para promover a conscientização ambiental do público infantojuvenil.

Fonte: Governo AC