No Seminário Internacional de Políticas Culturais, ministra enfatiza importância dos espaços de diálogo para o fortalecimento da democracia

Cultura

As políticas culturais serão debatidas, ao longo de cinco dias, em evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em sua 14ª edição, o Seminário Internacional de Políticas Culturais irá reunir mais de 230 especialistas do Brasil e da América Latina em cerca de 40 atividades. Nesta segunda-feira (30), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da mesa de abertura, 40 Anos do MinC: Democracia e Cultura, na sede da instituição, em Botafogo (RJ).

“Este tema nos convida a refletir sobre a trajetória histórica do Ministério da Cultura e seu papel decisivo na consolidação de políticas públicas da cultura voltadas à promoção da diversidade, à proteção dos direitos culturais, à inclusão e à consolidação da democracia em nosso país”, afirmou a ministra.

E acrescentou: “A realização deste seminário é reflexo da vitalidade e a resiliência do campo cultural brasileiro. Em tempos em que existe tanta desinformação, discursos de ódios e notícias falsas, encontros como este são fundamentais para fortalecer a democracia, a participação social e a diversidade cultural e de visões de mundo. O Seminário é, sem dúvida, um dos principais espaços de diálogo, reflexão e intercâmbio de conhecimentos e saberes sobre políticas culturais em nosso país”.

O presidente da FCRB, Alexandre Santini realçou o objetivo do encontro. “O Seminário é espaço estratégico para intercâmbio de saberes, fortalecimento da democracia cultural, reunindo gestores, pesquisadores intelectuais, convidados internacionais, estudantes e representantes da sociedade civil”.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, destacou o protagonismo do Brasil no cenário internacional de cultura. Citou as contribuições do país para a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005, e o programa de cooperação IberCultura Viva, que reúne 14 países com politicas culturais de base comunitária inspiradas no modelo brasileiro de Pontos de Cultura.

“Para além dos 40 anos do MinC, o Brasil também celebra suas parcerias internacionais. Nesse sentido, saudamos todos os países presentes aqui neste Seminário e ressaltamos a importância desse intercâmbio. A cooperação do IberCultura hoje é exemplo de uma política que integra uma região e que traz a Cultura Viva como uma vertente forte de ampliação dos direitos culturais”, explicou Márcia, que também é presidente do IberCultura Viva.

A deputada federal Jandira Feghali salientou o papel da cultura e das políticas para o setor. “Cultura não é apenas um evento, não é entretenimento, é muito mais que isso. Estamos aqui construindo políticas culturais que compõem um grande poder. Ele nos faz existir, superar adversidades e o país avançar. Apesar de tudo e de alguns governos a cultura está aqui, ela resiste, formula, avança e nos possibilita conhecer melhor o Brasil e fazer a relação intercultural como o mundo”.

.
.

Publicação

Na ocasião foi lançada a Revista MinC 40 Anos. A publicação resgata a trajetória do Ministério da Cultura desde sua criação em 1985, no contexto da redemocratização, destacando sua contribuição para a consolidação das políticas culturais no Brasil. Com artigos de especialistas, apresenta iniciativas estruturantes para as políticas públicas da cultura com o Plano Nacional de Cultura, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e Lei Paulo Gustavo, além de trazer dados sobre o impacto da cultura na economia, na geração de empregos e na promoção da cidadania.

Também participaram do painel sobre os 40 anos do MinC a presidenta do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros; e a chefe do Serviço de Pesquisa em Políticas Culturais da FCRB, professora dra. Lia Calabre, além de gestores de cultura e outras autoridades.

Do Sistema MinC estiveram presentes ainda a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, e o diretor-executivo da instituição, Leonardo Lessa; e o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes.

As quatro décadas de Ministério também foram abordados na conferência inaugural, a cargo da professora Isaura Botelho, que tratou ainda dos 50 anos da Funarte. O objetivo foi promover uma reflexão sobre a trajetória da Pasta e o seu papel na criação de políticas públicas culturais.

Programação

Um dos mais importantes encontros sobre políticas culturais no país, o Seminário, que vai até sexta-feira (4), terá mesas temáticas, conferências, comunicações acadêmicas e lançamentos de livros.

Entre as questões estão políticas públicas, experiências locais, patrimônio, culturas afro-brasileiras, educação e cultura, acessibilidade, culturas tradicionais, audiovisual, gastronomia, Pontos e Pontões de Cultura e direitos culturais.

Sobre o Seminário Internacional

O XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), por meio do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais e da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão, coordenada pela profª. dra. Lia Calabre. Esta edição, realizada com a parceria do Programa IberCultura Viva, tem um foco especial na dimensão global das políticas culturais, em sintonia com a realização da III Mondiacult/Unesco e as comemorações dos 20 anos da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O evento propõe reflexões e o intercâmbio de conhecimentos, saberes e práticas sobre políticas culturais, contribuindo para o fortalecimento da democracia e da participação social no Brasil.

Clique aqui para acessar a programação principal do evento.

Serviço:
XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais
Data: de 30 de junho a 4 de julho
Local: sede da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Endereço: Rua São Clemente, 134, Botafogo (RJ)

O evento pode ser acompanhado pelo canal da FCRB no YouTube.

Fonte: Ministério da Cultura