A Ancine anuncia nesta segunda-feira (29), uma nova funcionalidade no Painel da Produção Audiovisual Brasileira, disponível no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA. A nova ferramenta – por meio de filtragem e listagem de títulos, permite identificar, de forma simples e transparente, as obras audiovisuais brasileiras realizadas com utilização de fontes de financiamento público geridas pela Agência, como o Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e as Leis de Incentivo.
O novo filtro se soma a outros disponíveis no painel interativo e pode ser utilizado na aba 7 do Painel da Produção Audiovisual Brasileira, que agora conta com um filtro específico relacionado à presença ou não de recursos públicos geridos pela Ancine nas obras audiovisuais, além da identificação de outras fontes de financiamento, se for o caso. Os dados e informações constam dos Certificados de Produtos Brasileiros – CPBs (documento emitido após o registro da conclusão de obra brasileira na Ancine).
Nesta aba é possível refinar a pesquisa dos CPBs por ano de emissão (data da conclusão da obra), por tipo de financiamento da obra (FSA, Leis de Incentivo/Ancine, Leis de Incentivo/Ancine + FSA e Outras Fontes de Financiamento), por localidade da empresa interessada no registro da obra (por Região, UF ou Município), além da classificação e tipologia das obras. A ferramenta permite ainda conjugar a consulta por dois ou mais dos filtros disponíveis.
A iniciativa fortalece a prestação de contas à sociedade e ao mercado, reforçando o compromisso da Agência com a transparência e a modernização da governança pública.
Produção em crescimento constante e diversificado
Os dados mais recentes do painel confirmam a expressividade do audiovisual brasileiro. Nos últimos dois anos, foram registrados recordes no número de CPBs emitidos, o que demonstra um significativo crescimento da atividade de produção e da conclusão de obras brasileiras. As obras audiovisuais estão sendo financiadas, produzidas e concluídas: foram 3.820 obras em 2023 e 3.831 em 2024, estabelecendo uma sequência de novos recordes históricos. Em 2025, até o final de agosto, foram emitidos 2.711 CPBs.
Total Geral de CPBs (obras audiovisuais brasileiras concluídas e registradas)
- Total Geral de CPBs
O crescimento do audiovisual brasileiro é visível em diferentes formatos e linguagens. Observa-se uma tendência de crescimento no número de CPBs emitidos anualmente para obras seriadas. Em 2024, um recorde de mais de mil CPBs emitidos para obras seriadas. Em 2025, até o final de agosto, foram emitidos 622 CPBs para obras seriadas.
Total de CPBs – obras seriadas
- Total de CPBs – obras seriadas
Também foram registrados recordes, nos últimos dois anos, no número de CPBs emitidos para obras constituintes de espaço qualificado (assim chamados os conteúdos audiovisuais de natureza cultural e artística mais elaborada, como filmes e séries, de ficção, documentário e animação). Foram 3.593 obras registradas em 2023 e 3.674 em 2024, portanto dois anos de recordes históricos. Até o final de agosto deste ano, foram emitidos 2.583 CPBs para este tipo de obra.
Total de CPBs – obras de espaço qualificado (filmes e séries)
- Total de CPBs – obras de espaço qualificado
Produção em escala nacional e internacional
A expansão do audiovisual brasileiro tem se refletido também na diversidade regional. O crescimento no volume da atividade de produção pode ser verificado em praticamente todas as Regiões do Brasil. O Sudeste mantém situação de estabilidade, mas as Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul registraram em 2024 um recorde da série histórica em número de CPBs emitidos.
Total de CPBs – Região Sudeste
- Total de CPBs – Região Sugeste
Total de CPBs – Região Norte
- Total de CPBs – Região Norte
Total de CPBs – Região Nordeste
- Total de CPBs – Região Nordeste
Total de CPBs – Região Centro-Oeste
Total de CPBs – Região Centro-Oeste
Total de CPBs – Região Sul
Total de CPBs – Região Sul
Os números da abrangência do audiovisual brasileiro reforçam sua presença em todo o território brasileiro. O crescimento regional vem acompanhado do aumento da internacionalização da atividade de produção brasileira. Segundo o Painel de Coproduções Internacionais, no ano de 2024, foram realizadas 49 coproduções internacionais, mais um recorde da série histórica.
Financiamento público como alavanca de desenvolvimento
Outro destaque é o desempenho de obras realizadas com apoio do fomento gerido pela ANCINE. O recorte por tipo de financiamento evidencia recordes, nos últimos dois anos, no número de CPBs emitidos para obras produzidas com recursos públicos do FSA, Leis de Incentivo/ANCINE ou Leis de Incentivo/ANCINE + FSA. Em 2024 foram 561 CPBs emitidos (obras brasileiras concluídas e registradas na ANCINE), um recorde da série histórica do financiamento público: 324 com recursos do FSA – recorde da série histórica do FSA -, 173 com recursos de Leis de Incentivo/ANCINE – recorde da série histórica deste tipo de financiamento – e 64 com combinação dos recursos (Leis de Incentivo/ANCINE + FSA).
Os números e dados do painel apontam para um expressivo número de obras financiadas por outras fontes públicas ou privadas, ou seja, os resultados confirmam o papel estratégico do investimento público do FSA e das Leis de Incentivo/ANCINE na dinâmica do setor audiovisual, funcionando como alavanca para atrair outros recursos públicos – de Estados e Municípios, ou mesmo da própria União -, mas especialmente parcerias privadas, nacionais e internacionais, o que amplia a competitividade da produção brasileira.
Total de CPBs – tipo de financiamento
Total de CPBs – tipo de financiamento
Transparência e futuro
Com a contínua modernização do OCA, a Ancine oferece informações cada vez mais completas e acessíveis para agentes econômicos, gestores, pesquisadores e o público em geral. A transparência é fundamental para a consolidação das políticas públicas e para o fortalecimento da atividade audiovisual, garantindo o crescimento da produção, da circulação e do consumo de obras brasileiras.
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Fonte: Ministério da Cultura