Obra sobre monitoramento e avaliação de Programas Sociais é lançada pelo MDS e pela Enap

Geral

Quais os desafios enfrentados pelas políticas públicas na elaboração, levantamento e organização de dados sobre a realidade de grandes territórios e suas desigualdades? Essas são algumas das questões respondidas pelo livro “Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais – Uma introdução aos conceitos e técnicas”, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na manhã desta quarta-feira (9.07), na Inovatec Simone Albuquerque do MDS.

Para o autor da obra, Paulo Januzzi, é preciso estimular os pesquisadores, técnicos de programas sociais e demais interessados a entender a avaliação como meio de conhecer a fundo as dificuldades, os avanços, e de entendê-las como recurso de aprendizagem e mobilização. “Este livro está na segunda edição, que foi revista e atualizada para ajudar os pesquisadores e interessados da área. Dentre as análises, desenvolvi a reflexão de ter um plano de avaliação, de fazer uma revisão sistemática e entender a história e o contexto das ideias que moldaram o programa social”, explica.

Márcia Joppert, engenheira e professora visitante da Enap, foi a moderadora do evento e enfatizou o quanto a obra é importante no âmbito da pesquisa e traz uma grande contribuição para o campo. “Meu sonho é ver esse conhecimento e essas práticas chegando aos pequenos municípios. A gente tem que continuar a trabalhar com os gestores das pontas para que eles possam olhar para os dados com olhos de prioridade”, defende.

Paulo Jannuzzi é professor e pesquisador em Informação e Políticas Públicas na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE), professor colaborador da Enap e coordena o Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas.

A atividade fez parte da programação do Projeto Biblioteca do Futuro, da Enap, e contou com a presença de pesquisadores, profissionais da área, além das equipes do MDS e da Enap.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome