Oficina da Rede de Cultura: MinC participa de abertura das atividades para fortalecer economia criativa e empreendedorismo popular

Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) participou nesta segunda (28) da abertura da Oficina da Rede de Cultura, uma iniciativa pensada para o fortalecimento cultural do país, realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cerimônia ocorreu em Brasília (DF) e deu início a uma série de atividades que terminam hoje (30).

Entre os objetivos, a Oficina da Rede de Cultura busca responder a desafios contemporâneos da gestão cultural, como a diversidade dos arranjos produtivos do setor, a interação com áreas como turismo e tecnologia, e o impacto da digitalização nos modelos de negócio culturais. A secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, lembrou que o empreendedorismo popular precisa estar no centro dessas articulações.

“A cultura é um direito, mas também é trabalho, renda e inovação. É fundamental reconhecer os diferentes modos de produzir e empreender no campo cultural, especialmente os populares, que nascem nos territórios, nas periferias, nas comunidades tradicionais. Esses saberes e fazeres movimentam a economia, geram empregos e fortalecem a cidadania. Não se trata apenas de promover a cultura como setor econômico, mas de reconhecer o seu poder de transformação social e de geração de oportunidades”, declarou.

Pelo MinC, estavam presentes também representantes das Secretarias de Economia Criativa e Fomento Cultural, e Direitos Culturais e Intelectuais.

A Oficina mobiliza gestores públicos de cultura, empreendedores e criadores dos setores criativos como artesanato, audiovisual, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, cultura popular, música, teatro, áreas técnicas, artes visuais e gastronomia. 

Durante a abertura das atividades, a analista de políticas públicas do Sebrae e coordenadora da Rede de Cultura, Cyntia Uchôa, falou sobre o simbolismo da oficina.

“Nosso encontro é fruto de um planejamento cuidadoso e de uma visão compartilhada de que a cultura é um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos pequenos e microempreendedores do Brasil. Estamos aqui para integrar esforços e alavancar o desenvolvimento cultural local, a economia criativa e o empreendedorismo criativo”, afirmou.

Além do MinC e do Sebrae Nacional, participaram ainda representantes de instituições como Fundação Itaú Cultural, Fundação Roberto Marinho, Instituto Br Arte, Neccult/UFRGS, Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e 13 unidades estaduais do Sebrae, possibilitando a articulação local das atividades.

Parceria

A Oficina da Rede de Cultura é baseada no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Cultura e o Sebrae Nacional em outubro de 2024. Além do acordo, foi assinado um Plano de Trabalho, com ações e metas previstas que se estendem até 2026. 

Fonte: Ministério da Cultura