Oficina debaterá contribuições da cultura para alcance do ODS 18 sobre Igualdade Étnico-Racial

Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) realizará nesta quinta-feira (7) a 3ª Oficina do Projeto Cultura e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em parceria com a Comissão Nacional dos ODS – coordenada pela Secretaria Geral da Presidência da República – e os ministérios da Igualdade Racial (MIR) e dos Povos Indígenas (MPI).

Nesta edição, o foco das discussões será o ODS 18, adotado voluntariamente pelo Brasil para promover a Igualdade Étnico-Racial. A proposta de criação desse objetivo foi anunciada, em setembro de 2023, pelo presidente Lula em discurso na abertura da 78ª Assembleia da ONU, considerando que o combate ao racismo e à discriminação é fundamental para o desenvolvimento do país e o acesso de povos indígenas e afrodescendentes a direitos e oportunidades. 

“Acreditamos que a busca pela igualdade étnico-racial deve perpassar todos os ODS, e estamos convencidos também que a cultura pode contribuir de diversas maneiras para o alcance desse Objetivo. Mas, para isto, precisamos compreender melhor suas metas. Esse é o objetivo da oficina: compartilhar diferentes pontos de vista sobre o tema”, explicou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

A oficina também integra a agenda oficial do Mercosul Cultural, especialmente a Campanha Mercosul Sem Racismo, com Diversidade e Inclusão, lançada em 2023. Essa iniciativa busca potencializar o estreitamento das relações dos países que participam do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – e dos sete Estados associados – Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname – em torno da pauta da Igualdade Étnico-Racial.

Sobre o projeto Cultura e ODS

Este projeto foi criado para apresentar e debater as diferentes contribuições da cultura para alcançar os ODS, além de reunir subsídios para que o governo brasileiro avance no entendimento sobre a construção e adoção futura de um ODS específico para a cultura. Essa questão será discutida na próxima Conferência Mundial da Unesco sobre Políticas Culturais (Mondiacult).

Já foram realizadas duas oficinas. A primeira ocorreu em abril e abordou o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, envolvendo a preservação do patrimônio cultural e outras contribuições da cultura para tornar as cidades mais inclusivas, criativas e sustentáveis. Já a segunda Oficina, que aconteceu em junho, refletiu sobre a relação da cultura com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.

Serviço:

Oficina Cultura e Igualdade Étnico-Racial – ODS 18

Data: 7 de agosto

Horário: das 14 às 18h

Local: Sala ONU Banco do Brasil, SAUN Q.5 L.B, Asa  Norte

Inscrições: Clique aqui para realizar a inscrição

A reunião será realizada em formato híbrido.

Fonte: Ministério da Cultura