País homenageado de honra, Brasil é celebrado na abertura do Marché du Film

Cultura

“É um momento marcante para o Brasil, e estamos profundamente orgulhosos de sermos o país homenageado pela primeira vez”. A afirmação de Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil, se deu durante a abertura do Marché du Film 2025. O evento, realizado paralelamente ao Festival de Cinema de Cannes, na França, destacou o Brasil como protagonista desta edição, marcando um momento histórico para o audiovisual nacional.

O evento celebrou não apenas a presença do Brasil como país homenageado, mas também o fortalecimento de laços culturais com outras nações. A ministra ressaltou a relevância dessa colaboração internacional, afirmando que “o cinema é capaz de nos mobilizar e unir, refletindo nossas histórias e promovendo respeito mútuo”.

“Temos uma produção cinematográfica madura e diversa, com muito a contribuir para o mundo. Nosso cinema é uma ferramenta poderosa para promover reflexões e compartilhar nossa diversidade cultural”, completou.

Outro ponto destacado foi a celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. “Essa homenagem ocorre em um ano emblemático, que celebra não apenas nossa história com a França, mas também a construção de novas pontes culturais em um mundo que precisa de mais diálogo e menos extremismo”, pontuou.

Visita ao Marché du Film

Mais cedo, Margareth Menezes e a secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, visitaram estandes e exposições ao lado de Guillaume Esmiol, diretor executivo do Marché du Film, e Ricardo Neiva Tavares, embaixador do Brasil na França.

A ministra destacou a relevância da presença brasileira no evento. “Estamos no coração do mercado de filmes do Festival de Cannes, onde o Brasil é homenageado. Mais de 100 países estão aqui, trazendo produtos e promovendo negócios. É uma janela de oportunidades fantástica para o nosso país”.

Ela também enfatizou o compromisso do governo com o setor: “o audiovisual brasileiro tem história, força e grande potencial. Apostamos nele e estamos apoiando nossos produtores, incentivando negociações e apresentando ao mundo a cara do Brasil.”

Brasilidade

A programação do dia foi encerrada com o show da cantora baiana Luedji Luna, promovido em parceria com a Rede Globo de Televisão. Em 2021, Luedji foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de MPB pelo disco Bom mesmo é estar debaixo d’água.

Foto: João Meireles
Foto: João Meireles

Programação

A programação do mercado de inclui painéis, encontros de coprodução, rodadas de negócios e exibição de obras nacionais, reafirmando a capacidade do Brasil de dialogar com o mercado internacional.

Com dois estandes no evento, as atividades se concentram no estande do Cinema do Brasil, ponto de encontro para produtores, curadores e agentes de vendas interessados no audiovisual brasileiro.

Na quinta-feira (15), a ministra participará da conferência “Ecossistema Audiovisual e Instituições Brasileiras”, às 10h, e se reunirá com a delegação brasileira às 17h. Composta por 65 agentes do setor audiovisual, a delegação inclui cineastas, produtores e talentos apoiados pelo Ministério.

Na sexta-feira (16), haverá um encontro com o ministro da Cultura da França, e a agenda será encerrada no dia 18 de maio com a estreia mundial do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça.

14.05.2025 - Marché du Film: abertura

Fonte: Ministério da Cultura