Participação na Rede GOV.BR impulsiona maturidade digital de Mangaratiba (RJ)

Economia

A participação de Mangaratiba – município fluminense localizado a pouco mais de 100 km da capital do Rio de Janeiro – na Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) tem contribuído para o aumento da maturidade digital da cidade e para a ampliação dos serviços oferecidos à população. O município aderiu ao programa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no final de 2024 e já iniciou a implantação de soluções do GOV.BR, como o Login GOV.BR e a Prova de Vida Digital.

Foi um passo importante na visão de transformação digital e modernização dos serviços públicos”, afirma Vinicius Peres, o Diretor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Mangaratiba. “Teremos um acesso mais seguro aos serviços digitais. O login único está em processo de integração no novo portal da prefeitura, para facilitar o acesso digital com segurança”, afirmou.

De acordo com Peres, outras vantagens da adesão foram a padronização e a integração com o governo federal, além de mais agilidade e menos burocracia para a cidade que tem cerca de 43 mil habitantes. “A adesão ajudou com diretrizes claras, alinhamento com a Estratégia Nacional de Governo Digital, troca de experiências com outros municípios e a integração com MGI”, complementou.
 
Estratégia de Governo Digital

Recentemente, a cidade também apresentou a sua Estratégia de Governo Digital. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com o SEBRAE Costa Verde. A iniciativa abrange os investimentos, inovações e as conquistas tecnológicas e sustentáveis alcançadas pelo município nos últimos anos, e os projetos previstos para os próximos, a fim de facilitar a vida dos habitantes e de quem empreende. 
 
Produzir um documento nessa linha é uma das recomendações da Estratégia Nacional de Governo Digital, que foi divulgada no fim do primeiro semestre do ano passado pelo governo federal. O MGI está utilizando a Rede GOV.BR para impulsionar o trabalho proposto por essa norma, de forma a direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados para ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Rede GOV.BR

A Rede GOV.BR tem o objetivo de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras de governo digital no setor público. Ao participar dessa rede, as cidades, além da possibilidade de uso gratuito das soluções do GOV.BR em seus sistemas e serviços, também recebem apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos. Até o momento, a rede já está presente em todos os estados e em 1.790 cidades, com ações que podem alcançar cerca de 128 milhões de brasileiros.
 
Para o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, a participação na rede ajuda a expandir a digitalização de serviços em todo o país, promovendo a integração federativa. “As soluções do GOV.BR estão disponíveis para todos os entes que participam dessa Rede. Não é necessário que os municípios gastem em soluções similares, o governo federal já fez o investimento para que as pessoas dessas cidades possam usufruir dos benefícios de uma plataforma como o GOV.BR“, explica Mascarenhas.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos