Serra/ES. A Polícia Federal deflagrou, na última quinta-feira (3/7), a Operação Segurança em Foco no município da Serra/ES. A ação teve como objetivo fiscalizar empresas clandestinas de segurança privada, no pavilhão de Carapina, durante a Feira dos Municípios.
O evento celebra, neste ano, a história e as tradições dos 78 municípios capixabas. Durante a fiscalização, conduzida por equipes da Delegacia de Controle de Segurança Privada, foi constatado que a empresa responsável pelos serviços de segurança no local não possuía autorização da Polícia Federal. Como resultado, foi lavrado um auto de encerramento da atividade, diante da presença de 13 vigilantes atuando de forma irregular.
A Polícia Federal tem intensificado as ações de combate a empresas clandestinas ao longo do Brasil. Em 2024, no Espírito Santo, foram encerradas 45 empresas não autorizadas e, neste ano, outras 16 já foram autuadas.
A contratação de serviços clandestinos de segurança representa sério risco à integridade física das pessoas e ao patrimônio dos contratantes. Isso ocorre porque os chamados tais pessoas não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto a antecedentes criminais, formação profissional, aptidão física e psicológica. Além disso, essas empresas não atendem aos requisitos legais mínimos exigidos para o funcionamento.
No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal estão aptas a prestar serviços e contratar vigilantes de forma legal e segura.
Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo
E-mail: cs.sres@pf.gov.br
Instagram: @pfespiritosanto
Fonte: Polícia Federal