PF, PMMG, IBAMA e ANM fazem operação contra garimpo ilegal em Minas Gerais

Geral

Varginha/MG. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (5/8) a segunda fase da Operação Fogo no Garimpo, em uma ação conjunta com o Batalhão de Polícia Militar do Meio Ambiente (BPMAmb), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Comando de Aviação do Estado (COMAVE), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

A operação visa reprimir impactos ambientais como assoreamento de cursos d’água, degradação de ecossistemas aquáticos e contaminação de recursos hídricos, além de riscos diretos à fauna, flora e à saúde das populações locais.

Com foco na preservação ambiental e na segurança das áreas rurais e regiões turísticas do Sul de Minas, a operação busca ainda responsabilizar os infratores conforme prevê a legislação ambiental vigente.

O diferencial desta fase está na ampla integração entre forças federais e estaduais, fortalecendo o combate aos crimes ambientais com o uso de tecnologia, inteligência e ações estratégicas de campo.

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
@pfminasgerais | cs.srmg@pf.gov.br | (31) 3168-6340

Fonte: Polícia Federal