Guarulhos/SP. A PF no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, prendeu sete pessoas por tráfico internacional de drogas e capturou dois foragidos da Justiça em uma série de operações realizadas entre os dias 28/8 e 2/9. As ações resultaram ainda na apreensão de petrechos para arma de fogo e no desembarque compulsório de um passageiro.
Em diferentes operações de fiscalização, a PF efetuou sete prisões relacionadas ao tráfico de drogas. Policiais federais abordaram cinco passageiros com destino à França que confessaram ter engolido cápsulas de cocaína. Devido ao risco de morte, os indivíduos foram encaminhados ao Hospital Geral de Guarulhos onde permanecerão sob custódia hospitalar da Polícia Penal do Estado de São Paulo e, após alta médica, serão apresentados à Justiça Federal. Em outra abordagem, uma mulher de 62 anos, nacional das Filipinas, foi presa em flagrante. Com o auxílio de cães farejadores e aparelhos de raio-X, a PF identificou e apreendeu 3kg de cocaína escondidos dentro de um aparelho nobreak, em sua bagagem despachada para as Filipinas. Por último, no dia de hoje, um passageiro da Letônia, que desembarcou de um voo vindo do México, foi flagrado nas esteiras de bagagens com cerca de 8kg de anfetamina, escondidos em embalagens de produtos achocolatados. Ele foi preso em flagrante.
Entre 29 e 31/08, houve a captura de foragidos, quando os sistemas de controle migratório da PF emitiram alertas que permitiram a prisão de dois homens procurados pela Justiça. Um deles, com mandado de prisão expedido pela Justiça de Mato Grosso do Sul por peculato, e o outro, de Santa Catarina, por lesão corporal. Ambos serão encaminhados às respectivas penitenciárias.
Ademais, em 31/08, nos canais alfandegários, uma mulher de nacionalidade chinesa foi detida após a inspeção de sua bagagem revelar a presença de um binóculo e uma mira telescópica com visão noturna. Por não possuir autorização para a importação desses itens, ela foi apresentada à PF onde foi instaurado registro policial por possível crime de tráfico internacional de arma de fogo e contrabando. Em outra abordagem, um passageiro de voo procedente de Londres, que apresentava comportamento indisciplinado e importunou passageiros após a ingestão de bebida alcoólica, foi compulsoriamente desembarcado e conduzido à delegacia no dia 1 de setembro. Após se desculpar e explicar que a reação foi uma mistura de álcool e medicamentos, os envolvidos decidiram não dar prosseguimento à ocorrência.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Tel.: (11) 2445-2212
Fonte: Polícia Federal