Os Pontos e Pontões de Cultura poderão preencher até final deste mês o formulário para a elaboração do Diagnóstico Econômico da Cultura Viva. Realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e pelo Consórcio Universitário Cultura Viva, a ação é inédita nesses mais de 20 anos da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e reunirá dados sobre a realidade financeira, a sustentabilidade e a geração de renda dessas iniciativas culturais comunitárias.
Originalmente, o prazo terminaria no dia 30 de agosto, mas foi ampliado para 30 de setembro para que os Pontos de Cultura tenham mais tempo para responder. O formulário segue disponível neste link e constitui a base de informações que permitirá a elaboração de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da rede em todo o país.
Segundo a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, o levantamento é fundamental para dar visibilidade ao impacto econômico das iniciativas culturais nos territórios: “Teremos, pela primeira vez, um diagnóstico econômico da rede de Pontos de Cultura. Sabemos o quanto esses grupos são essenciais para suas comunidades e, agora, teremos um olhar mais profundo sobre o quanto movimentam a economia criativa local”, afirmou.
A pesquisa é realizada em parceria com as universidades federais da Bahia (UFBA), Fluminense (UFF) e do Paraná (UFPR) e contempla também as práticas culturais e produtivas de comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas e terreiros. O levantamento faz parte da campanha #MeuPontoMovimenta, que busca mobilizar o maior número possível de respostas e ampliar o reconhecimento da relevância social e econômica dos Pontos de Cultura.
Fonte: Ministério da Cultura