A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), lançou na manhã desta sexta-feira (13), o guia turístico virtual “Chama a Guia”, uma assistente virtual criada para facilitar o acesso de visitantes às informações turísticas da capital acreana. A solenidade teve início com a execução do Hino de Rio Branco, criado na primeira gestão do prefeito Tião Bocalom.

O prefeito Tião Bocalom destacou que Rio Branco está preparada para receber os visitantes, com uma cidade mais bonita e acolhedora. Ele citou a revitalização da Via Chico Mendes e da região do Lago do Amor como exemplos de melhorias na entrada da cidade.
Bocalom também ressaltou o impacto positivo das obras de infraestrutura: “O viaduto Beth Bocalom já se tornou um ponto turístico pela sua beleza e estrutura diferenciada. Em breve, a cidade contará com outro viaduto moderno na Avenida Ceará. Além disso, o Parque Chico Mendes está limpo, organizado e aconchegante — o que já triplicou o número de visitantes em relação aos anos anteriores”, afirmou o prefeito.
Durante o evento, o professor Alceu Ranzi realizou a entrega simbólica do Projeto de Lei “Rio Branco Capital dos Geoglifos”. A proposta visa reconhecer e valorizar o patrimônio arqueológico dos geoglifos presentes na região, fortalecendo o turismo, a pesquisa científica e a preservação desses grandes desenhos geométricos construídos no solo por civilizações passadas.

Segundo o professor Alceu Ranzi, os geoglifos são importantes porque se estendem pelo Amazonas, pelo Acre, pelo Pando, na Bolívia, e também pelo Peru.
“Transformar Rio Branco na capital dos geoglifos significa que aqui nós estamos no centro desses eventos que esse povo deixou marcado na terra dessa região da Amazônia. Então, Rio Branco será a capital dos geoglifos futuramente”, frisou.
Desde a gestão anterior do prefeito Tião Bocalom, a Prefeitura tem desenvolvido mecanismos de apoio e assistência aos turistas que visitam a cidade. Atualmente, Rio Branco conta com três Centros de Atendimento ao Turista (CATs), localizados na rodoviária, no aeroporto e no centro da cidade.

Agora, com o lançamento da assistente virtual “Chama a Guia”, o visitante conta com mais uma ferramenta tecnológica para auxiliá-lo durante sua estadia na capital. A solução permite interações práticas e eficientes, oferecendo acesso, em qualquer horário do dia, a informações relevantes sobre pontos turísticos, eventos, gastronomia e serviços.
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, esse Chatbot, assistente virtual, vai interagir com os visitantes de maneira que ele poderá, a qualquer hora do dia acessar as informações.
“O turista terá acesso a todas as informações necessárias para aproveitar da melhor forma possível a sua estadia ou a sua passagem por Rio Branco”, explicou.
A assistente já está disponível e pode ser acessada por meio do portal de turismo no site oficial da Prefeitura de Rio Branco.
Com essas ações, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo, a valorização da identidade local e a preservação do patrimônio histórico e cultural da região.