Profissionais da educação das redes estaduais do Norte do Brasil participaram da formação MídiaCOP – Educação Midiática e Ambiental, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e do governo francês, por meio da Embaixada da França no Brasil e do Centre pour l’Éducation aux Médias et à l’Information (CLEMI), com apoio técnico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O evento-piloto, que ocorreu entre quarta-feira (14) e sexta-feira (16), foi realizado no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, com apoio da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc/PA).
“Fortalecer a competência digital e midiática dos professores é também ampliar as possibilidades de ensinar com mais intencionalidade e compromisso com a formação crítica dos estudantes. Esse movimento está alinhado ao compromisso do MEC de apoiar as redes na formação de educadores capazes de enfrentar os desafios da desinformação e de fomentar uma cultura de cidadania digital e ambiental”, disse a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Ana Ungari Dal Fabbro.
Durante a abertura da formação, David Almansa, diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Presidência da República, destacou a importância estratégica da iniciativa no contexto da COP30 e no enfrentamento à desinformação.
“O governo federal tem a preocupação de que a COP30 deixe um legado para a nação brasileira. Nesse contexto, temos um compromisso importante com a comunicação voltada à defesa e à proteção do meio ambiente, especialmente diante do cenário de mudanças climáticas. Por isso, elaboramos um projeto em parceria com o governo francês para formar professores da região Norte do país em educação midiática, uma abordagem que ensina a utilizar diferentes mídias, para promover uma comunicação ética e crítica”, explicou.
Para Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará, a iniciativa colabora com a promoção de uma educação transformadora para as questões climáticas. “A educação é o principal agente transformador e deve estar no centro nas discussões climáticas e ambientais. Por isso, a gente está recebendo, aqui, professores da nossa rede estadual e de toda a região Norte do país para aprender mais sobre educação digital e midiática”, afirmou o secretário.
O objetivo da formação é capacitar educadores para que se tornem multiplicadores em seus territórios de origem, desenvolvendo projetos-piloto voltados à educação ambiental com abordagem midiática. Para Anderson Melo, professor e chefe do Centro de Inovações Educacionais e Mídias Digitais da Seduc do Acre, a formação possibilitará desenvolver o protagonismo dos estudantes no contexto ambiental e midiático.
“Vamos levar os saberes dessa semana para que os alunos desenvolvam uma percepção crítica das narrativas ambientais. Queremos que eles sejam protagonistas nos conteúdos e histórias que produzimos sobre a nossa região, e isso começa na sala de aula”, afirmou.
Programação – Durante a programação, os participantes desenvolveram tanto habilidades técnicas da produção de conteúdos midiáticos nas escolas — como a criação de podcasts, vídeos e jornais —, quanto os fundamentos necessários para abordar a temática ambiental por meio da comunicação de forma crítica e ética. Os temas estão diretamente relacionados à Base Nacional Comum Curricular e à Estratégia Brasileira de Educação Midiática.
“Por meio da formação dos professores, queremos apoiar o desenvolvimento das habilidades dos alunos no campo jornalístico-midiático, como a análise crítica da informação, diretamente relacionada às temáticas de cultura e cidadania digital”, afirmou Mariana Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática da Presidência da República.
A formação foi desenvolvida pela equipe do CLEMI, centro de formação de professores em educação midiática ligado ao Ministério da Educação francês e com atuação de mais de 40 anos. Para Pauline Le Gall, uma das formadoras presentes em Belém, a perspectiva é de que projetos inovadores surjam a partir dessa semana.
“Os professores brasileiros que participaram da formação têm uma experiência interessante no desenvolvimento de projetos na parte ambiental, então, desenvolver a parte de produção midiática com os alunos vai, sem dúvidas, resultar em ideias bastante interessantes dessa combinação de temas”, afirmou.
Brasil-França – O projeto MídiaCOP faz parte do contexto de uma cooperação iniciada pela Secom e o MEC com o Ministério da Educação francês a partir de visita de uma delegação brasileira, formada por membros de ambos os ministérios, em janeiro de 2024. Na sequência, por ocasião da vinda do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil, foi assinado um acordo de cooperação entre os países sobre o tema da educação midiática.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação