O Ministério da Educação (MEC) realizou nesta segunda-feira, 22 de setembro, a abertura do Seminário Centro-Oeste dos Indicadores Nacionais de Qualidade e Equidade da Educação Infantil do Campo, das Águas e das Florestas (IndiqueEicaf).
O evento acontece em Campo Grande (MS) até terça-feira (23) e busca aprofundar o debate sobre a equidade e qualidade na educação infantil para esses públicos. A atividade, que integra as ações do Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (Conaquei), também foi transmitida pelo canal do MEC no YouTube.
Entre as discussões, foi abordado o instrumento de pesquisa para a construção dos IndiqueEicafs, que entrará em pré-teste e foi construído por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) a partir das oficinas realizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.
Rita Coelho, coordenadora-geral da Educação Infantil do MEC, afirmou que o objetivo da pasta com a construção dos indicadores é promover equidade educacional. “É uma questão de aprimoramento da nossa democracia, pois o direito das crianças a uma educação infantil ainda não atinge a todas, principalmente entre a população do campo. Os indicadores vão traduzir o direito à educação em circunstâncias e dimensões que revelam se a educação do campo, das águas e das florestas está presente naquela escola, naquela secretaria, naquele grupo de trabalho”, explicou.
Maria do Socorro Silva, diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena do MEC, reforçou que “a infância das populações do campo, das águas e das florestas precisa ter uma educação contextualizada à sua realidade. Esse encontro é um passo fundamental para construção de uma perspectiva de política de educação infantil que pensa equidade, que pensa a diversidade dos sujeitos a que ela se destina”.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação