O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizou na última sexta-feira (4/7) uma oficina presencial para debater o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) na região Nordeste. As discussões ocorreram no Recife, com a presença de agentes públicos, pesquisadores, organizações da sociedade civil, profissionais da área ambiental e representantes de estados e municípios nordestinos.
O PlaNAU tem o objetivo de expandir a arborização nas áreas urbanas para promover a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos, o enfrentamento à emergência climática e a qualidade de vida da população. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o plano será apresentado na próxima Convenção sobre as Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP 30), que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará.
A construção coletiva do plano foi destacada pelo diretor de Meio Ambiente Urbano da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Maurício Guerra. Em sua avaliação, o aumento da cobertura vegetal é o “caminho mais adequado” para as cidades fomentarem a sustentabilidade e a resiliência local.
“É uma política com atenção especial para transformar nossas cidades, tendo com isso maior capacidade de ampliar as áreas verdes, dar condição de qualidade ambiental em nosso território e, evidentemente, se preparar para dar condição de aumentar a resiliência de nossas cidades”, pontuou o diretor em vídeo exibido na abertura do evento.
O processo participativo incentiva, ainda, a elaboração de planos municipais de arborização e promoção de avanços na gestão ambiental urbana em todo o território nacional. A ação integra o Programa Cidades Verdes Resilientes, também coordenado pelo MMA, e os Ministérios das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ao todo, foram realizadas cinco oficinas presenciais. O último encontro ocorreu na região Centro-Oeste, no dia 8 de julho, em Campo Grande (MS). A iniciativa conta com o apoio técnico do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA