Quinto dia da agenda na China destaca cooperação regional e fortalecimento de laços comerciais

Geral

Guangzhou (China) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, cumpre, nesta sexta-feira (15), o quinto dia da missão oficial do Governo Federal à China. A agenda contempla encontros com autoridades locais e visitas a pontos estratégicos da Província de Guangdong, com o objetivo de ampliar a cooperação regional, fortalecer relações comerciais e identificar oportunidades para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Pela manhã, a comitiva participa de reunião com o vice-governador da província de Guangdong, na cidade de Guangzhou. O encontro abordará a estratégia de desenvolvimento regional da Grande Baía de Guangdong — que integra as cidades de Guangzhou, Zhuhai e Shenzhen —, referência mundial em inovação, logística e conectividade. A experiência chinesa pode inspirar projetos estruturantes para impulsionar a competitividade e a integração regional no Brasil.

Em seguida, a delegação segue para o Porto de Gaolan onde serão discutidas iniciativas voltadas ao fortalecimento da rota marítima Gaolan–Santana, no Amapá, ampliando o intercâmbio comercial e logístico entre o Brasil e a China.

No final da tarde, o ministro cumpre agenda em Zhuhai, onde será recebido por autoridades municipais. A programação prevê a apresentação de projetos e oportunidades de cooperação nas áreas de bioeconomia, inovação e tecnologia, com foco no fortalecimento das relações comerciais entre Zhuhai e o Brasil, especialmente o estado do Amapá.

A missão do ministro Waldez Góes na China tem como propósito ampliar parcerias estratégicas em setores prioritários para o desenvolvimento regional, incluindo segurança hídrica, infraestrutura, meio ambiente, logística, inovação e fortalecimento da capacidade de prevenção e resposta a desastres no Brasil.

 


Outras Notícias:

Parceria com Banco do BRICS mira R$ 2,7 bilhões para infraestrutura e logística

Acordo com empresas chinesas ampliará investimentos e renda na Amazônia

Brasil e China assinam acordo para impulsionar desenvolvimento regional sustentável

 

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional