O São Paulo reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado. No Morumbis, o Tricolor Paulista superou o Grêmio por 2 a 1, de virada, quebrando uma sequência de três jogos sem triunfos na competição. O resultado trouxe alívio para o técnico Luis Zubeldía e movimentou a tabela de classificação.
O jogo começou com o Grêmio abrindo o placar com Aravena, após um erro na saída de bola do São Paulo. No entanto, o Tricolor Paulista mostrou poder de reação na segunda etapa. Arboleda, de cabeça, deixou tudo igual logo nos minutos iniciais. A virada veio com André Silva, cobrando pênalti sofrido por Luciano, garantindo os três pontos para os mandantes.
Com a vitória, o São Paulo se afasta da zona de rebaixamento e ascende na tabela, ocupando agora a nona colocação, com 12 pontos. Já o Grêmio, com nove pontos, retorna para o Z4 após este resultado.
Ambas as equipes agora voltam suas atenções para a Copa do Brasil. O São Paulo viaja para Recife para enfrentar o Náutico na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de volta da terceira fase. O Tricolor tem a vantagem de ter vencido a partida de ida por 2 a 1. No mesmo dia e horário, o Grêmio recebe o CSA precisando reverter a desvantagem de 3 a 2 sofrida no primeiro confronto para avançar na competição nacional.
O Jogo
O São Paulo iniciou o jogo buscando o ataque e teve chances com André Silva nos primeiros minutos, mas esbarrou em boas intervenções de Tiago Volpi, ex-goleiro do clube. O Grêmio equilibrou as ações e aproveitou uma falha individual de Pablo Maia para abrir o marcador com Aravena aos 36 minutos do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o São Paulo demonstrou outra postura e rapidamente empatou o jogo.
Aos três minutos, Arboleda subiu mais alto que a zaga gremista após cobrança de falta precisa de Enzo Díaz e testou firme para o gol.
Mesmo com mais posse de bola, o time paulista encontrava dificuldades na criação. O Grêmio tentava responder nos contra-ataques e teve uma chance clara com Marlon, que parou em Rafael.
A vitória são-paulina foi selada aos 32 minutos do segundo tempo, quando Luciano sofreu pênalti e André Silva converteu com segurança, definindo o placar final em 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 GRÊMIO
Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Data: 17/05/2025
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Cartões amarelos: Villasanti, Jemerson, Dodi e Tiago Volpi (Grêmio); Pablo Maia, Luciano, Oscar, Rafael e Zubeldía (São Paulo)
GOLS: Aravena, aos 36′ do 1ºT (Grêmio); Arboleda, aos 3′ do 2ºT (São Paulo); André Silva, aos 39′ do 2ºT (São Paulo)
SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio (Pablo Maia (Lucca)) e Oscar (Bobadilla); Luciano, Lucas Ferreira (Cédric) e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía
GRÊMIO: Tiago Volpi; João Pedro (Ronald), Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti (Camilo) e Monsalve (Arezo); Alysson (Pavón), Aravena (Amuzu) e Braithwaite. Técnico: Sidnei Lobo
Fonte: Esportes