Segurança Pública promove curso para treinar cães detectores de drogas

Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e sob coordenação da Polícia Militar do Acre (PMAC), promove a 4º edição do Curso de Cães Detectores de Drogas. A solenidade de abertura foi realizada nesta segunda-feira, 8, no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. 

Autoridades e representantes das instituições de Segurança Pública na abertura do Curso de Cães Detectores de Drogas. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

O curso tem como objetivo capacitar profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para atuarem de forma técnica e padronizada na identificação de drogas ilícitas, por meio do emprego de cães farejadores em diferentes ambientes operacionais, como áreas de edificação e veículos. 

Um dos destaques do evento foi a presença do gerente do Projeto Cão Protetor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), João Strozake, que apresentou o Projeto Cão Protetor Faro – uma das ações de fortalecimento da cinotecnia para operações com cães treinados. O projeto Cão Protetor Faro, que é uma sigla de Fronteiras Alertas com Rastreamento Olfativo, é voltado ao apoio às equipes de operações com cães.

“Buscamos fornecer materiais de treinamento, viaturas adaptadas e cães já aptos para atuação direta no combate ao crime. Esse projeto atende o escopo do Programa Protetor, que contempla os estados de fronteira e divisas. Aqui no Acre, estamos realizando o quarto curso de cães condutores de drogas e, no futuro, pretendemos institucionalizar também o curso de busca de pessoas. É um passo importante para ampliar a capacidade investigativa e operacional nos estados da Amazônia Legal”, explicou.

Gerente do Projeto Cão Protetor da Secretaria Nacional de Segurança Pública apresentou o projeto Cão Protetor Faro. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

A turma é formada por 34 profissionais de Segurança Pública, incluindo policiais da PMAC, CBMAC, PCAC e Iapen, além de representantes de outros estados, como Rondônia e Amazonas.

Durante o evento, o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, destacou a importância do curso. “A realização deste curso em parceria com a Senasp é fundamental para a formação dos nossos profissionais, visto que atuamos em uma região transfronteiriça e, em virtude das nossas particularidades regionais, precisamos estar em constante qualificação para obtermos resultados significativos em nossas operações na identificação de drogas ilícitas”, disse.

Atahualpa Ribera destaca a importância do curso para os profissionais. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

As aulas teóricas serão ministradas no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), enquanto as atividades práticas acontecerão no quartel do Bope/CPCães, em Rio Branco.

Fonte: Governo AC