A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou, nesta segunda-feira, 12, uma ação educativa voltada aos colaboradores do Mercale, em Rio Branco, com a entrega de cartilhas informativas e palestra sobre os direitos das mulheres no mercado de trabalho conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A atividade foi promovida por meio do Departamento de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidado da Semulher e teve como objetivo conscientizar empregadores e trabalhadores sobre os direitos assegurados às mulheres, como igualdade salarial, licença-maternidade, proteção contra o assédio e discriminação.
Durante a palestra, a equipe multidisciplinar da Semulher abordou aspectos da legislação trabalhista e elucidou dúvidas dos participantes sobre práticas que caracterizam discriminação e desigualdade de gênero no ambiente de trabalho.
O governo do Acre, por meio da Semulher, lançou a cartilha “Os direitos das mulheres no mercado de trabalho – CLT”, no formato físico, em setembro de 2024. O material possui o intuito de viabilizar inclusão social e defesa de direitos das mulheres no ambiente corporativo.
A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, ressaltou que levar essas informações para trabalhadores é uma maneira de propiciar um lugar mais justo e igualitário, além de incentivar a busca pela efetivação de direitos. “Nosso compromisso é fazer com esses direitos sejam respeitados e aplicados na prática”, afirmou.
Uma das colaboradoras do Mercale, Bruna Martins, destacou que a palestra trás beneficios para seu ambiente de trabalho, já que muitas mulheres passaram a conhecer direitos assegurados por lei. “É uma ação muito importante que trouxeram para o Mercale, porque ficamos por dentro dos nossos direitos trabalhistas”, disse.
Fonte: Governo AC