SRI participa de lançamento de inicativa da CGU que fornece apoio a entes federativos

Geral

A Secretaria de Relações Institucionais, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, esteve presente no lançamento do Programa Time Brasil, iniciativa da Controladoria-Geral da União – CGU. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (8), em Brasília-DF.

Na mesa de abertura, a SRI esteve representada pelo chefe de gabinete da SEAF, Silas Lomanto, acompanhado de dirigentes da CGU, como o ministro Vinícius de Carvalho, a secretária-executiva Eveline Brito e a secretária de Integridade Pública, Patrícia de Azevedo.

“Esse debate é a demonstração do avanço das relações federativas. No momento que a CGU nos convida para fazer essa interlocução com os entes federativos, ressalta um esforço conjunto de fortalecimento da política pública de modernização da integridade. Ressaltamos ainda o papel que as Caravanas Federativas para que o programa da CGU, que visa modernizar os municípios, tenha impacto lá na ponta”, ressaltou Silas Lomanto em sua fala.

O Programa Time Brasil tem como objetivo apoiar os entes federativos na implementação de medidas para o fortalecimento da gestão pública, com ênfase em ações de integridade. Ação se dá por meio de suporte que vai desde o planejamento até a execução das ações, por meio de orientação técnica, acesso a sistemas tecnológicos, participação em programas e redes colaborativas, capacitações, materiais de apoio e oportunidades para troca de experiências.

“Essa agenda federativa da CGU não é de agora, mas se deu por meio de enfoques e vertentes muito diferentes entre si desde 2005. A partir de 2023, começamos a pensar formas de agregar tudo isso e tentar chegar aos estados e municípios com um pacote de ações da CGU mais coeso, mais bem estruturado e mais direcionado às agendas organizadas aqui. Esse programa não é apenas uma ação de assistência que parte da União para os demais entes federados de forma vertical, mas sim uma iniciativa que envolve uma dimensão de troca com estados e municípios no sentido de aprimorarmos métodos e modelos”, finalizou o ministro Vinícius de Carvalho.

Fonte: Secretaria de Relações Institucionais