Termina em 31 de maio a consulta pública que vai definir os rumos do Brasil até 2050

Geral

Brasília (DF) – Está chegando ao fim o prazo para os brasileiros participarem da pesquisa “Que Brasil queremos para os próximos 25 anos?”. A iniciativa integra os Diálogos Nacionais da Estratégia Brasil 2050 e encerra no próximo dia 31 de maio. Coordenada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a consulta faz parte da construção da Visão de Futuro da Estratégia Brasil 2050, um plano nacional de longo prazo que pretende alinhar os rumos do país às metas globais de sustentabilidade, desenvolvimento econômico e bem-estar social.

A Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Natalia Mori, ressalta que envolver a população nesse tipo de processo é essencial para garantir políticas públicas mais eficazes e alinhadas com a realidade do país. “O mais importante nesta iniciativa é justamente abrir espaço para que a sociedade seja ouvida, contribuindo com opiniões e sugestões sobre políticas que estão sendo construídas. Essa escuta ativa fortalece a democracia e melhora a qualidade das decisões do governo”, afirma.

Participação popular como eixo central

Pela primeira vez em um processo dessa magnitude, o governo convida toda a sociedade a participar ativamente da definição de prioridades e atributos desejáveis para o país. Os cidadãos podem indicar os principais desafios que o Brasil deve enfrentar e quais valores devem guiar o desenvolvimento até 2050.

A participação é simples, clique aqui para acessar a pesquisa, fazer login com a conta GOV.BR e responder às questões relacionadas à Estratégia Brasil 2050.

Por que 2050?

O ano foi escolhido por ser um marco intermediário do século e também por estar alinhado a compromissos internacionais, como a neutralidade na emissão de gases de efeito estufa. Além disso, especialistas preveem uma significativa inversão na pirâmide etária brasileira até 2050, o que demandará novas abordagens em políticas de saúde, educação, assistência social e mercado de trabalho.

Plano estruturante

Mais do que uma simples consulta, a Estratégia Brasil 2050 é um esforço integrado para criar diretrizes sólidas para as políticas públicas, oferecendo previsibilidade ao setor produtivo e aumentando a transparência na gestão governamental. Ao reunir as vozes da população, o plano se propõe a ser reflexo dos anseios reais dos brasileiros.


Outras Notícias:

Startups transformam inovação em desenvolvimento no Semiárido

Governo Federal libera R$ 520 milhões para ações emergenciais de defesa civil

MIDR reconhece novo Polo de Agricultura Irrigada no Noroeste do Paraná

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional