UFC é destaque internacional em pesquisa sobre o meio digital

Educação

A melhor tese do ano em português no campo de estudos da internet é da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A pesquisa “Estatísticas oficiais e capitalismo de plataforma: a transição para um regime de dataficação no Brasil” é resultado do programa de doutorado em sociologia da instituição. O estudo, que analisou a influência das grandes empresas de tecnologia sobre a prática estatística, foi premiado pela Associação de Pesquisadores da Internet (AoIR).  

Partindo de uma perspectiva histórica e sociológica, o pesquisador Oscar Arruda analisou a incorporação de novas metodologias e fontes de dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tese aponta que a plataformização e o “extrativismo” de dados digitais acentuam a dependência tecnológica dos países do Sul Global. Dessa forma, a autonomia das políticas públicas e a soberania nacional ficariam comprometidas. O estudo também evidencia algumas divergências no campo científico sobre a definição do que seriam dados legítimos. Ainda não há consenso sobre quais formas de coleta e análise são consideradas válidas no campo estatístico.  

De acordo com o professor Edemilson Paraná, orientador da pesquisa, o trabalho se diferencia por partir de um caso brasileiro “estratégico no contexto global, mas ainda subexplorado na literatura”. Ele ainda aponta que o trabalho se destacou pela sofisticação teórica e pela riqueza empírica, “oferecendo uma contribuição acadêmica única à economia política do capitalismo digital, aos estudos críticos de plataformas e à sociologia da quantificação”.    

Capitalismo digital – O conceito consiste em um campo de estudo interdisciplinar, que avalia como as transformações digitais impactam no modelo econômico capitalista. Os estudos identificam como as atividades econômicas e sociais passam a acontecer por meio de plataformas, baseadas em dados e tecnologias, o que envolve acúmulo de poder pelas grandes empresas de tecnologia, as “big techs”.  

Associação internacional – A Associação de Pesquisadores da Internet (AoIR) acolheu trabalhos científicos em português pela primeira vez. “O prêmio é relevante para o campo de pesquisas críticas sobre os dados e a digitalização. Ficamos muito felizes com o reconhecimento de nossa tese e em poder representar a UFC e o PPGS [Programa de Pós-Graduação em Sociologia] nesta importante premiação”, diz Oscar, que receberá, oficialmente, o prêmio na próxima conferência da entidade, a ser realizada de 15 a 18 de outubro, em Niterói, no Rio de Janeiro.  

.
.

Este conteúdo é uma produção da UFC, com apoio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação