Capacitação discute produção e uso de dados e indicadores nos Planos de Mobilidade Urbana

Geral

Na próxima sexta-feira (3), das 10h às 12h, ocorrerá o 4º evento do Ciclo de Capacitações para Apoio à Elaboração de Planos de Mobilidade Urbana Locais, promovido de forma on-line pelo Ministério das Cidades na plataforma ReDUS. Esta edição fará parte do Circuito Urbano 2025, da ONU-Habitat, e terá como foco o tema “Dados e Indicadores para o Plano de Mobilidade Urbana”.

A capacitação vai abordar a importância de políticas públicas baseadas em evidências para a redução das desigualdades nos territórios, além de discutir a produção e gestão de dados como ferramentas fundamentais para o planejamento da mobilidade. Serão destrinchadas também oportunidades de capacitações e parcerias para produção e análise de dados e indicadores de mobilidade urbana.

Os participantes conhecerão o funcionamento da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (PEMOB), que reúne dados municipais, e do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU), com indicadores nacionais. O evento também trará a experiência de Santo André, referência na construção de Planos de Mobilidade e na criação do Observatório Nacional de Mobilidade Urbana, destacando a coleta e atualização de dados, a participação social e o monitoramento das políticas implementadas.

O ciclo de capacitações já tratou de temas como planejamento e metodologia simplificada para os planos de mobilidade, mobilidade ativa e financiamento da mobilidade com foco na tarifa zero. O calendário segue com debates sobre gestão participativa, gênero e raça na mobilidade urbana e revisão dos planos, consolidando um espaço contínuo de diálogo e aprendizado para apoiar as cidades brasileiras na construção de políticas de transporte mais inclusivas, sustentáveis e baseadas em evidências.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades