Plantão Integrado acompanha e protege direitos dos trabalhadores e trabalhadoras no Carnaval 2026

Bahia

Foto: Clara Xavier

Entre as frentes prioritárias do Plantão Integrado do Carnaval 2026, realizado pelo 4º ano consecutivo pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com a Pontos Diversos, está a mobilização direta de trabalhadores e trabalhadoras, ampliando sua atuação junto a catadores e catadoras de materiais recicláveis, cordeiros, cordeiras e ambulantes. Com monitoramento diário e articulação permanente, escuta ativa, atendimento especializado e resposta imediata, todas as ações desenvolvidas são sistematizadas em relatórios diários, destacando os pontos principais de atenção, subsidiando as avaliações e fortalecendo a atuação integrada e o aprimoramento contínuo das estratégias.

Com profissionais capacitados para acolher denúncias, identificar situações de violação de direitos e promover conscientização durante todos os dias da folia, a iniciativa busca, sobretudo, ampliar o acesso à informação como ferramenta de prevenção e empoderamento. “Nossas equipes realizam a distribuição de materiais informativos com orientações sobre as características do trabalho análogo à escravidão, tráfico de pessoas e outras violações no campo do trabalho. Buscamos qualidade e a dignidade no ambiente de trabalho para todas as pessoas que fazem a festa acontecer. Para o nosso Plantão Integrado é de fundamental importância ampliar essa consciência de que são seres humanos com direitos que devem ser respeitados”, explica Hildete Emanuele – coordenadora de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (CEPT).

A atuação também acontece por meio de momentos de escuta qualificada nas centrais de catadores e catadoras, nos pontos de cuidado, nas concentrações dos blocos e nos locais de trabalho de ambulantes e cordeiros. A aproximação permite identificar demandas, mapear vulnerabilidades e construir respostas mais ágeis diante de possíveis violações. Para a Cordeira Carla Jesus, “é uma ação de muita importância para nós. A gente tá aqui trabalhando porque precisa, não é porque quer. Nosso trabalho merece reconhecimento e dignidade”, desabafa. “Quando a gente tem um governo que olha pra gente, que nos escuta, melhora. Nós limpamos as cidades e também somos agentes ambientais. Eu enquanto catadora sou feliz pelo avanço que nós estamos tendo. Claro que precisamos melhorar, temos ainda o sonho de ter um local pras catadoras e catadores dormirem durante a madrugada, principalmente aqueles que vêm do interior”, completa a catadora Annemone Santos, natural de Salvador, que também esteve presente na ação.

Durante a Mobilização realizada nesta sexta, 13, o Governador Jerônimo Rodrigues esteve presente e destacou que a Central é “o embrião” dessas ações, pontuando que durante todo o ano agendas dessas demandas são organizadas e que durante a folia esses trabalhadores e trabalhadoras encontram na Central um amparo valioso: “O Carnaval também é construído pelo trabalho dos catadores e catadoras, que garantem renda, cuidam do meio ambiente e ajudam a manter a cidade funcionando durante a festa. Estar aqui nesta Central de Apoio é reafirmar o compromisso do Governo da Bahia com a dignidade, o respeito e a valorização desses trabalhadores. Esse é um trabalho que vem de uma longa caminhada e que continuará contando com o apoio do Estado”, afirmou o governador.