Bernardo Vilhena é o convidado do programa Memória da Poesia Brasileira, na Biblioteca Nacional

Cultura

Opoeta carioca Bernardo Vilhena será o próximo convidado do programa “Memória da Poesia Brasileira”, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Vilhena será entrevistado na próxima quinta-feira (21/08), a partir das 15h, pelo também poeta e curador do projeto, Sergio Cohn. O evento será realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

Sobre Bernardo Vilhena

Nascido em 1949 no Rio de Janeiro, Bernardo Vilhena começou a escrever poesias na década de 70. Seu primeiro texto, “Vida bandida”, foi posteriormente musicado pelo cantor e compositor Lobão, tornando-se um dos maiores sucessos da carreira do músico. Entre 1972 e o início dos anos 80, Vilhena integrou o coletivo Nuvem Cigana, composto por artistas de diferentes áreas profissionais. Inserido no contexto da “poesia marginal”, o coletivo agitou a cena cultural carioca e brasileira com a produção de publicações e eventos culturais que misturavam diversas expressões artísticas – incluindo intervenções em espaços públicos que desafiavam a repressão da ditadura militar.

Ao longo de sua trajetória, Bernardo Vilhena assinou mais de 430 canções, com parceiros como Lobão, Lulu Santos, Claudio Zoli, Cazuza e Ritchie, entre outros. Em 2015, lançou o livro “Vida bandida e outras vidas” (Azougue Editorial), no qual reuniu poemas já lançados e textos inéditos.

Memória da Poesia Brasileira

A iniciativa objetiva o registro e a divulgação gratuita da poesia brasileira contemporânea para o público em geral. A curadoria e a apresentação ficam por conta do poeta e editor Sergio Cohn – também responsável pela edição da revista Poesia Sempre, da FBN. Os eventos são divididos em duas partes: a partir das 13h, de forma privada, é realizada uma gravação do(a) poeta recitando seus textos, em registro audiovisual; às 15h, é realizado um depoimento público, com cerca de duas horas de duração, sobre a trajetória pessoal e poética do(a) autor(a).

Na primeira temporada, em 2024, o programa teve as participações de Guilherme Zarvos, Claudia Roquette-Pinto, Antônio Cícero, Salgado Maranhão, Manoel Ricardo de Lima, Afonso Henriques Neto e Viviane Mosé. A segunda temporada teve início no mês de julho de 2025, com Eucanaã Ferraz como convidado. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da FBN.

Serviço

Memória da Poesia Brasileira, com Bernardo Vilhena

Data: 21 de agosto (quinta-feira).

Horário: 15h às 17h.

Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.

Endereço: Rua México, s/nº – Centro (entrada pelo jardim).

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=DNvbMwC_yOU

Evento gratuito

Fonte: Ministério da Cultura