Caravana das Periferias vai a Rocinha

Geral

Rio de Janeiro (RJ) – A favela da Rocinha também foi uma das paradas da Caravana das Periferias, do Ministério das Cidades, que está no Rio de Janeiro. O Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, foi recebido, nesta segunda-feira (5), pelos representantes da Associação de Moradores e por lideranças do território. 

A comunidade foi beneficiada pelo projeto CEP para Todos, com o CEP único gerado pelos Correios, um código de endereçamento geral que denomina o bairro e permite aos moradores, que ainda não tem as ruas identificadas, a comprovação de endereço.  

O CEP para todos, lançado no ano passado pelo Governo Federal, realizado pela Secretaria Nacional de Periferias parceria com os Correios, está em andamento em todo o país e visa levar endereçamento para todas as 12 mil favelas brasileiras até 2026. 

“Ter um CEP na favela vai muito além de um endereço, trata-se de cidadania, de fazer com que a população possa acessar serviços e políticas públicas que dependem dessa comprovação”, ressaltou o secretário Guilherme Simões. 

O objetivo na Rocinha é, além do cepeamemto, ampliar o projeto e intermediar a instalação de uma agência de serviços para atender os moradores.  “Hoje os moradores que precisam de comprovação de endereço conseguem via associação, mas para tirar o CPF, por exemplo, temos de nos deslocar pra uma agência longe”, explica o presidente da associação, Willian de Oliveira. 

 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

 

Fonte: Ministério das Cidades