Fala MDS: DataCuidados traz dados sobre a oferta e a demanda de cuidado no Brasil

Geral

O Fala MDS desta sexta-feira (27.06) tem como convidada a coordenadora de Projetos de Gestão da Informação, Natália Fontoura, que detalhou o funcionamento do DataCuidados, um painel lançado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que traz dados sobre a demanda e a oferta de cuidados no Brasil. A ferramenta permite diversos recortes: gênero; cor/raça; território; faixa etária; e renda.

Para Natália, o DataCuidados é importante para incentivar a produção de conhecimento e novas informações para subsidiar o trabalho do Estado, além de dar visibilidade ao tema. “Temos que traduzir esse dia a dia, esse cotidiano, o que as pessoas passam, quanto tempo passam cuidando, de quem cuidam, quem demanda mais cuidado, como as famílias se organizam para cuidar, como as políticas públicas são organizadas para suprir essa demanda de cuidado”, justificou.

O DataCuidados é alimentado com dados que são produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou disponíveis nos registros administrativos, como Censo Escolar e DataSUS. “O MDS reuniu os dados de interesse para o tema dos cuidados. Nesse painel, o público usuário pode interagir com esses dados. Pode escolher o indicador que quer acessar, separando por sexo, por raça/cor, por UF e por grandes regiões”.

O painel foi pensado para estudiosos, pesquisadores, governantes e qualquer pessoa que queira conhecer dados a respeito do tema. “É um painel que você pode ver o dado por gráfico, pode montar tabelas, ver no mapa do Brasil. Para ter ideia da dimensão da demanda por cuidado, por exemplo, há dados sobre o número de pessoas idosas no Brasil, de crianças, pessoas com deficiência que precisam de ajuda. Esse tipo de informação, a gente entende que ilustra a demanda por cuidados existentes no país”, acrescentou Natália Fontoura.

A coordenadora também detalhou sobre o Prêmio Tecendo os Cuidados. A premiação é fruto de uma parceria entre o ministério e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é estimular o desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao tema no país. As inscrições estão abertas até 31 de agosto. “A gente convida estudantes e recém mestres, recém doutores a se inscreverem. Depois os trabalhos vão ser divulgados para o grande público”, reforçou.


Podcast

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome