O governo do Acre, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), realizou, nesta terça-feira, 5, uma operação de fiscalização e orientação no Rio Juruá. A ação aconteceu conjuntamente com a Marinha do Brasil.
Os técnicos do Imac realizaram abordagem aos pescadores, deram instruções e orientação, fiscalizaram possíveis atividades irregulares.
Essa é uma forma de o Estado se fazer presente e instruir a população quanto à pratica de crimes ambientais. O foco principal é prevenir e inibir ações que causem danos ao meio ambiente e que não cumprem as normas e leis ambientais.
“Essa é a nossa função. O Imac não é apenas um órgão de fiscalização. Temos uma gama de serviços e um dos principais é a educação ambiental como forma de sensibilizar a população quanto à importância de cuidar e conservar o meio ambiente”, explicou Lacione Maia, chefe da Representação do Imac no Juruá (Repju)
A autarquia atuou em conjunto com a Marinha do Brasil, que deu total suporte, orientando navegantes, ribeirinhos, pescadores, evitando, assim, a pesca predatória, o transporte de madeira sem autorização, o transporte de animais oriundos de caça ilegal, a poluição do rio e outras possíveis ações irregulares.
Fonte: Governo AC