Guia do MGI orienta órgãos públicos na recepção de novos servidores federais

Economia

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) dá mais um passo no fortalecimento da gestão pública federal com o lançamento do Caderno de Orientações para a Recepção de Novas Servidoras e Servidores na Administração Pública Federal. O material vai apoiar gestores e gestoras responsáveis pela recepção dos novos profissionais, inclusive daqueles que vão ingressar pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), garantindo um acolhimento mais estruturado e qualificado desde os primeiros dias no serviço público federal.

No guia estão reunidas diretrizes, sugestões de boas práticas e orientações que visam auxiliar os órgãos e as entidades federais na elaboração e na execução de ações de recepção e ambientação de novas servidoras e servidores. O material traz orientações para todas as etapas da recepção: antes da chegada, nos primeiros dias e após o início das atividades no serviço público.

Entre os temas abordados estão o dimensionamento da força de trabalho – metodologia que busca otimizar a gestão de pessoal no serviço público, avaliando continuamente as necessidades dos órgãos; a organização de recursos e sistemas; a definição e comunicação da lotação; além de orientações práticas sobre nomeação, exames médicos, benefícios, cadastro e informações previdenciárias. O material também trata do acolhimento presencial, da identificação de singularidades, do acompanhamento no estágio probatório, entre outros assuntos.

Na publicação também constam informações sobre o Programa de Desenvolvimento Inicial. Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), essa nova iniciativa será voltada para servidoras e servidores que estão começando no serviço público, com o objetivo de prepará-los para enfrentar os desafios da Administração Pública Federal, com uma atuação ética, transparente, focada em resultados para a sociedade e respeitosa com a diversidade.

Para dar mais detalhes sobre a publicação, o MGI promoverá uma reunião de apresentação do documento, nesta terça-feira, 15/4, para os membros do Comitê Consultivo Deliberativo e do Comitê de Governança do CPNU. Também foram convidadas as unidades de gestão de pessoas de todos os órgãos que receberão servidores aprovados no CPNU.

Acesse o material em https://www.gov.br/gestao/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/guias/guia_novos_servidores.pdf

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos